Instituto Dom Barreto lança Campanha de Sustentabilidade

20150429050727Começa hoje, 4 de maio, a “Campanha IDB de Sustentabilidade”. O objetivo é ajudar a conscientizar a comunidade dombarretana a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente. A Campanha visa reforçar que por meio de pequenos gestos, tomados no dia a dia, podemos diminuir um pouco o impacto causado à natureza. Desta forma, vários aspectos da vida cotidiana serão mencionados nesta campanha, inclusive a economia de energia elétrica.

Sabemos que água é a essência da vida em nosso planeta. Dentre as várias funções que lhe são delegadas, uma delas é a de produzir energia elétrica nas usinas hidroelétricas (lembrando que esta é, apenas, uma das formas de gerar energia elétrica). Sendo assim, quanto maior o consumo de energia elétrica, maior a quantidade de água exigida para a sua geração. Em tempos de escassez de água, a necessidade de economia se faz mais presente. Em nosso país, a produção de energia elétrica a partir de usinas hidroelétricas chega, segundo alguns especialistas, a 95%. O dado alarmante é que 40% desta energia é desperdiçada, segundo o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel). Deste total, mais da metade se concentra no desperdício residencial.

Por meio de publicações de banners nas redes sociais e no portal, a “Campanha IDB de Sustentabilidade” trará, além da economia de energia elétrica, informações curiosas e dicas que podemos adotar a qualquer momento sobre a diminuição da poluição do meio ambiente e economia de água.

Atualmente, as questões ambientais são temas de discussões em todo o mundo. O que demostra que, mesmo faltando muita coisa para ser mudada, vários líderes de diversas organizações começam a se preocupar com um modo de vida mais sustentável, ou seja, que respeite o meio ambiente. No dia 28 de abril, inclusive, o chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, disse estar pronta a Encíclica dedicada a temas ambientais do Papa Francisco, a maior autoridade católica do mundo. A publicação sairá entre final de maio a início de junho, assim que se concluir o trabalho de tradução em várias línguas. Para quem não sabe, Encíclica é uma carta solene dirigida pelo Papa ao clero do mundo católico e, por meio deste, a todos os fiéis. É uma orientação do Santo Padre que pode abranger diversos temas.

Com a “Campanha IDB de Sustentabilidade”, o Dom Barreto, que também apoia a Encíclica do Papa Francisco, espera que mais pessoas voltem sua atenção para as questões ambientais. Cuidar da natureza precisa ser um dever de todos nós. Afinal, é dela que conseguimos os recursos que nos sustentam. Lembre-se de que pequenas atitudes podem amenizar os desperdícios. Além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente. Melhor para você, melhor para o mundo!

Paz e Bem!