Campanha IDB de Sustentabilidade – Dia 05

 

20150429050727 (1)A importância da água!

A existência de água no estado líquido em equilíbrio, necessária à manutenção da vida como a conhecemos aqui na Terra, não é conhecida na superfície de outro planeta. O nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água. A água é o principal componente dos seres vivos. A maioria das funções vitais se realiza apenas na presença da água nos animais. Já as plantas necessitam de água para fabricarem o seu alimento através da fotossíntese.

Porém, mesmo conhecendo os benefícios e a importância deste bem para nossas vidas, o homem continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto a água é de suma importância para nosso bem-estar. Por exemplo, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

A água e o meio ambiente são bens extremamente preciosos para nossa existência neste planeta, precisamos dos dois para sobreviver. Com isso, percebemos a importância da água para nós, seres vivos. Encontrada em muitos lugares, apenas uma pequena parte dessa substância está disponível para os humanos e outros seres vivos. Assim, é preciso criar a consciência da importância de cuidar bem dessa preciosidade.

Evitando o desperdício de água, cada pessoa pode contribuir bastante para a conservação dela. A economia de água no dia a dia é uma das principais medidas que devemos tomar para impedir o desperdício, que acaba tornando imperceptível aos olhos de quem o pratica.

O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, pois detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta, o rio Amazonas. E mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em outros determinadas lugares. A água doce disponível em território brasileiro está irregularmente distribuída, pois parte dela encontra-se na região norte, sobrando menos da metade nas demais regiões.

Então, já que sabemos sobre a extrema importância da água para nossas vidas e para o nosso ecossistema, vamos tomar medidas mais cautelosas para evitar o desperdício e contaminação desse bem tão precioso e tão desperdiçado, como por exemplo: fechar as torneiras enquanto escova os dente, lavamos louças, tomamos banho (não esqueça os 5 minutos, é tempo

suficiente); não contaminar os cursos d’água; evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável; aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta, entre outras.

São atitudes simples, mas que feitas por um grande número de pessoas, será um resultado positivo futuramente.

Paz e Bem!