Dia do artista plástico – 8 de maio

20150508044915Hoje é dia do artista plástico. A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento de Almeida Junior, importante pintor brasileiro do século XIX, nascido no dia 8 de maio de 1850.

Antes da invenção da escrita, antes mesmo de inventar os instrumentos necessários para aprimorar o trabalho ou melhorar sua subsistência, o Ser Humano se permitiu sair da realidade, fantasiar e, a partir daí fazer esculturas, desenhar e pintar usando suportes rústicos como rochas, paredes de cavernas, óxidos minerais e ossos carbonizados. Assim, as artes plásticas acompanham o Ser Humano desde o início de sua caminhada sobre a Terra.

O que é ser artista plástico? É ver a vida através de cores, texturas, linhas, volumes e formas, é criar imagens, é reinventar o mundo e se reinventar. Como as outras linguagens artísticas, as artes plásticas criam significados e interpretam o estar no mundo do Ser Humano. Todas as linguagens artísticas são falas: através de suas obras os artistas expressam sua visão, seus sentimentos e completam a realidade com “possíveis” que nos enriquecem. Nas Artes Plásticas não seria diferente, ser artista plástico é tentar expressar as vivências humanas, é traduzir de forma visual e tátil as dores, os amores, os encantos de nosso estar no mundo. É se reinventar, como um dizer sobre a Humanidade e sua trajetória nem sempre bela em nosso planeta.

Por ser uma fala sobre o mundo, a Arte é linguagem e esta não se dá a entender para aqueles que não dominam seus códigos. Por isso, a necessidade do ensino de Arte nas escolas: é preciso conhecer profundamente as linguagens artísticas para interpretar algumas obras de arte pertencentes ao enorme acervo produzido pelos artistas ao longo da História e compreender pelo menos uma parte de seus significados, em um processo nunca concluído de enriquecimento espiritual, pois ao compreender uma obra, nos compreendemos. Para fluir uma obra de arte, é necessário decifrar seus códigos, só assim conseguimos nos conectar aos sentidos produzidos pelo artista. Para saber o que esta ou aquela obra significa é preciso também vivenciar experiências artísticas, mesmo que nosso objetivo não seja nos tornar futuramente um artista. Possibilitar às crianças e adolescentes essas experiências é prover seu aprimoramento como Ser Humano.

Parabéns aos artistas plásticos, e obrigado por tornar nosso mundo mais rico, por nos auxiliar a compreender nossa própria existência através de suas “obras dizeres-viveres”!

Texto de Edinalda Leal, artista plástica e professora de Artes do Instituto Dom Barreto.

Paz e Bem!