Villac aplica Jogos Matemáticos na carga horária de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental

Jogos de Matemática são atividades que exigem do jogador o uso do raciocínio lógico, da concentração e da disciplina. Preparando os alunos para aprimorar estas habilidades a Escola Popular Madre Maria Villac acrescentou como atividade extracurricular da disciplina de Matemática na carga horária Jogos de Matemática de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental.

Os Jogos foram inseridos com o objetivo de estimular nos alunos trabalhos com números, produção de contas com mais eficiência, trabalho em equipe, além de ser uma forma lúdica de reforçar os estudos sobre os temas vistos em sala de aula. Os alunos se reúnem com a professora responsável pelo projeto, Andréia Pinheiro, quinzenalmente, buscando sempre trabalhar a temática de uma maneira animada, o que significa um auxilio para os alunos no desenvolvimento e conhecimentos dos assuntos.

As turmas são divididas em dois grupos e a cada semana Andréia trabalha diretamente com um dos grupos. A divisão existe para que a educadora possa direcionar melhor a atenção, ajudar nas dúvidas e nos assuntos questionados. Durante os encontros, a professora define os temas que serão trabalhados e, logo em seguida, os jogos são confeccionados. Os temas desenvolvidos nas últimas aulas foram: multiplicação, divisão, subtração, adição, raiz quadrada e fração.

“Todos os jogos envolvem a matemática. Eles estão criando seus próprios jogos. Escolhi alguns temas e os alunos fizeram os jogos baseados neles. Não trabalhamos com jogos já pronto, comprados em papelaria, pois o objetivo é que eles produzam para conhecer mais e se inteirarem com temas”, comentou a professora Andréia Pinheiro.

A atividade tem gerado resultados positivos. “Eles estão raciocinando com mais rapidez, tornaram-se mais ágeis, eles estão conseguindo fazer uma conta mais simples de cabeça e isso facilita mais o dia-a-dia deles”, afirma a professora.

Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental apresentaram, na quadra da Escola, os jogos confeccionados nas últimas aulas. Segundo os próprios estudantes, eles pesquisaram na internet alguns exemplos, reuniram-se e realizaram o projeto em equipe. Os Jogos trabalhados nas ultimas aulas foram: “Dominó da Raiz Quadrada”, “Jogos dos Palitos”, “Jogo da Multiplicação”, “Dominó das Frações”, “Batalha Espacial da Matemática”, “Corrida Matemática”, “Jogo de Boliche na Matemática”, “Bingo Com as Quatro Operações”, “Jogo de Matemática – Multiplicação”.

“É muito legal exercitar a matemática brincando. Mesmo que seja no jogo”, disse o aluno do grupo “Dominó da Raiz Quadrada”, João Guilherme. Sua colega de equipe, Beatriz, complementou, “É uma excelente atividade, pois exercitamos as raízes quadradas, as quatro operações e também porque aprendemos a trabalhar em grupo”.

Os Jogos Matemáticos são extremamente educativos. É uma atividade que atinge facilmente seus objetivos. Parabenizamos a EPMMV pela iniciativa e pelos resultados alcançados em tão pouco tempo.

Paz e Bem!