2ª Série do Ensino Médio apresenta os resultados do projeto “Saber Cuidar”

“Ame o seu próximo como a si mesmo”, ordenou Jesus Cristo em Mateus 22, 39. Com este mandamento em mente e após a leitura do livro “Saber Cuidar” de Leonardo Boff, os alunos da 2ª Série do Ensino Médio apresentaram hoje, 30 de maio, o resultado dos trabalhos desenvolvidos no projeto “Saber Cuidar”, da disciplina de Filosofia, no Convívio Cultural do IDB.

“Foram quatro meses de trabalho e os alunos ficaram livres para trabalhar a temática. Hoje, a sociedade precisa cada vez mais dessa dimensão de trabalhar o cuidado. A ideia do projeto “Saber Cuidar” nasceu da leitura e reflexão que os alunos fizeram do livro do Leonardo. O autor do livro nos diz: ‘Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver. Uma antiga palavra nos diz que a essência do ser humano reside no cuidado’. Então é uma palavra comum, que usamos todos os dias, mas, às vezes, não percebemos que em simples coisas, nós estamos realizando a dimensão do cuidado”, disse o professor de Filosofia, Jair Pinheiro.

Os alunos visitaram abrigos para crianças, idosos e animais, shopping, hospitais, Zoobotânico, bem como, instituições voltadas para o meio ambiente e o lixo. Tudo isso para conhecer os diversos tipos de cuidados. As apresentações iniciaram com a 2ª Série do Ensino Médio, que além de mostrar o quanto fizeram a diferença para pessoas e animais, também montaram uma ONG com o mesmo nome do projeto para continuar o trabalho de ajudar e cuidar. Depois foi a vez da 2ª Série A e, em seguida, a turma da 2ª Série B mostrou o seu trabalho. Na sequência, a 2ª Série D apresentou-se e, devido ao tempo, apenas a 2ª Série C não explicou o seu trabalho hoje, ficando, para o próximo sábado, dia 06 de junho.

A manhã de apresentações foi encerrada com a mensagem e benção final do Padre Amadeu. “Uma palavra de agradecimento a cada um, a cada uma pelo esforço que fez para apresentar esta temática tão bonita que é o cuidado. Há muita gente que se dedica a cuidar daqueles que não são cuidados. Precisamos desencadear a solidariedade, cada um é responsável por si, mas sempre podemos partilhar com outras pessoas. Mas além do cuidado com a vida, há também o cuidado com o planeta, com a natureza. Nesse cuidado, compreendemos a situação e vamos mudando mentalidades e percebendo o que podemos fazer para contribuir para que o nosso planeta seja uma casa agradável. Com essa unidade de ações humanas, sustentáveis, preciosas para a vida, nós teremos muito mais motivos para compreender positivamente a vida. E, ao falar sobre cuidado, sobre essas virtudes que podemos desencadear em nós, queria dizer, também, que sejamos agradecidos por aqueles que cuidaram de nós”, ressaltou o Padre.

O Instituto Dom Barreto parabeniza os nossos Brilhantes Amanhãs pelos belíssimos trabalhos. Ficamos felizes em ver que todos os grupos ganharam uma nova visão sobre o próximo e viveram uma experiência muito interessante. O cuidado, a compaixão e a atenção mudam a realidade das pessoas e traz felicidade! Devemos lembrar que, quanto mais damos amor, mais recebemos. E no final, todos saem ganhando!!!

Paz e Bem!