Dia Mundial do Meio Ambiente

20150605053909O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na capital da Suécia. O objetivo de escolher um dia para comemorar, falar e destacar pontos importantes sobre o Meio Ambiente é chamar a atenção da população mundial sobre os problemas ambientais e também sobre a importância da preservação dos recursos naturais que, com o passar dos anos, vêm se tornando mais e mais escassos.

O dia 05 de junho foi escolhido como a data comemorativa em alusão ao dia em que o tema foi discutido na Conferências das Nações, em Estocolmo, em 1972, nesta mesma data. A ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais.

A Organização Internacional tinha a intenção de transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente com a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. Nessa Conferência iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Os problemas não foram resolvidos durante a Conferência, no entanto, o encontro representou uma grande iniciativa pois foi uma motivação para que se iniciasse uma discussão mais sistemática e uma preocupação mais efetiva de preservação do meio ambiente  de forma mais rígida e mais abrangente.

O professor de Biologia do Instituto Dom Barreto, Conrado Júnior Nogueira Barros, fala sobre a importância de mantermos preservado o meio em que vivemos. Ele afirma que “A preservação do Meio Ambiente é importante para manter o equilíbrio da terra e também de todos os seres vivos. A proteção da natureza não se limita a preservação somente dos recursos naturais, mas também a preservação da vida”.

O professor Conrado destaca ainda que “O desenvolvimento sem destruição (desenvolvimento sustentável) é um dos grandes desafios da humanidade. Sabemos o que devemos fazer, que o tempo está passando, mas se não agirmos rapidamente para mudar completamente essas ações que degradam o Meio Ambiente, pode ser demasiadamente tarde”.

Saibamos, pois, conservar esse conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais que proporciona efeitos sobre os seres vivos e as atividades humanas. A preservação deste meio depende de nós, seres humanos. Cuidando, todos nós ganhamos mais vida.

Paz e Bem!