Alunos do IDB apresentam trabalhos na Semana de Matemática e Física do IFPI

Quatro alunos do Instituto Dom Barreto participaram, na manhã de hoje, 19 de junho, da 11ª edição da Semana de Matemática e Física (Semafis) do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Alícia Fortes, Bruna Maia, Ana Beatriz e Rafael Rodrigues são estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do IDB e, acompanhados pelo professor Antônio Sales, apresentaram seus trabalhos relacionados à disciplina de Física.

Nessa edição, o evento tem como tema central “A Matemática e a Ciência Brasileira e suas contribuições”. Três trabalhos foram explicados pelos nossos brilhantes amanhãs. A dupla, Rafael Rodrigues e Ana Beatriz, falou sobre “Por que os tecidos ficam mais escuros quando molhados”. Já o trabalho de Alícia Fortes foi “Empacotamento aleatório de partículas”. E Bruna explicou sobre “O uso de garrafas cheias de água como lentes de queima”.

Para os nossos alunos, mesmo com tão pouca idade, participar de um evento como este é muito gratificante. “É interessante, até porque somos muitos jovens e entrar desde cedo nesse mundo já nos deixa muitos felizes em estar participando. Que seja a primeira de muitas”, disse Ana Beatriz. Já Rafael acrescenta que esta é uma conquista muito grande para toda a vida. “Ter essa participação no mundo das ciências é muito importante para a nossa carreira e nosso futuro”. Alícia completa: “eu também acho importante para o nosso futuro e acho que nem estamos tão tensos porque já participamos da Olimpíada Internacional de Física e agora já estamos mais calmos”.

Para participarem deste evento, os alunos foram orientados de perto pelos professores de Física do IDB: Herbert Aquino, Rawlinson Ibiapina e Antônio Sales. De acordo com este último, que acompanhou os alunos hoje, os nossos brilhantes amanhãs já estavam prontos para este evento. “A preparação, de fato, ocorreu para o Torneio de Jovens Físicos que aconteceu em São Paulo. Então, todos os trabalhos que eles apresentaram aqui [IFPI], eles apresentaram lá, somente adaptados para um tempo maior de apresentação. Lá [São Paulo] eles tinham dez minutos, aqui [IFPI] eles tiveram quinze. Então, só falaram com um pouco de mais calma, mostraram um detalhe a mais e as perguntas não eram para testá-los, mas perguntas curiosas sobre o trabalho deles”.

Quanto ao sentimento de poder dividir este momento com Alícia, Rafael, Ana Beatriz e Bruna, o professor Antônio, assim como os alunos, também se sente feliz e orgulhoso. “Na verdade, por trás desses alunos já existe uma equipe de professores de física do Dom Barreto que está trabalhando com eles há muito tempo, há mais tempo que eu. Então, quando eu cheguei, eu tive o prazer de me juntar a esta equipe, aos alunos, pegar parte do trabalho já em andamento e, somente, dar um direcionamento em alguns detalhes de experimento ou alguma coisa que poderia ser utilizado. Na verdade, eu tenho aprendido muito com eles e fico feliz com suas conquistas”, pontua.

Parabenizamos os nossos Brilhantes Amanhãs pelas belíssimas apresentações. Ficamos orgulhosos em ver o esforço e o talento de vocês!

Paz e Bem!