Projeto Gentileza encerra os trabalhos deste semestre com visitas às entidades

20150622083954No final da semana passada, e início desta, o Projeto Gentileza encerrou suas atividades, deste semestre, com visitas e entregas de donativos à seis instituições de Teresina e uma de Timon. O Projeto é desenvolvido em todo o 5º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto e conta com 16 professoras à frente, incluindo uma do apoio pedagógico e Márcia Rangel, coordenadora do Ensino Fundamental do IDB.

O Projeto Gentileza foi inspirado no Profeta Gentileza, uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. “Nós pegamos um pouco do exemplo do Profeta Gentileza, para trazer às nossas crianças. Então, nós desenvolvemos na escola este projeto, que traz para a sala de aula, pequenas ações gentis que fazem muita diferença”, explica Catarina Santos, uma das professoras que está à frente do projeto. Ela acrescenta que a cada dia que passava, o projeto ia tomando forma e então pensaram na ideia de ajudar às entidades para que o projeto desse mais frutos e saísse da sala de aula.

As instituições beneficiadas foram o Lar da Esperança, Lar da Criança, Lar de Maria, Casa Frederico Ozanam, Abrigo São Lucas, Fundação Nossa Senhora da Paz e Fazenda da Paz, esta última localizada na zona rural de Timon, no Maranhão. Nas visitas, os alunos foram acompanhados pelos seus pais e professores que fazem parte do projeto. Além de entregar as doações arrecadadas durante o desenvolvimento do Projeto na escola, incluindo quantias de dinheiro, os alunos, pais e professores, conversaram com os integrantes das entidades, brincaram nos locais que havia crianças, ouviram muitas histórias, dividiram sorrisos e até lágrimas.

Graça Cordeiro, fundadora e coordenadora do Lar da Esperança, disse que a atitude destas crianças foi belíssima e agradeceu pela ajuda. “Essas crianças são muito espertas, eu agradeço pelo gesto e pelo carinho. Que coisa boa! Muito obrigada”. Já para Maria Clara, uma das alunas envolvidas, participar do projeto foi gratificante. “Eu me sinto feliz em poder ter ajudado tantas pessoas. Espero ajudar mais, pois elas merecem. Muitas sofrem bastante e nesses momentos elas ficam muito felizes. O que é muito bom”.

Para as crianças, de forma geral, todo o projeto aliado às visitas foi uma grande experiência. Elas puderam vivenciar, um pouco, uma realidade diferente da que elas estão acostumadas. Assim, enxergaram o próximo como um irmão que merece auxílio, independente de qual ajuda seja. As crianças ofereceram conversas, ouvidos atentos, forte abraços, pequenos cuidados, e fizeram destes atos, que parecem tão pequenos, uma grande demonstração de carinho. Nossos Brilhantes Amanhãs fizeram a diferença para todas as pessoas que, às vezes, não possuem nem estes momentos.

Estamos imensamente orgulhosos e parabenizamos a todos os envolvidos no Projeto Gentileza.

Paz e Bem!