Instituto Dom Barreto recebe o “Workshop D.I.R/Floortime: Terapia para Crianças com Autismo”, neste fim de semana

Neste fim de semana, 22 e 23 de agosto, o Instituto Dom Barreto, por meio da Associação Casulo (Associação de Apoio aos Portadores de Desordens do Comportamento, Linguagem e Aprendizagem), recebe o “Workshop D.I.R/Floortime: Terapia para Crianças com Autismo”, com a especialista em desenvolvimento infantil, Patrícia Piacentini. A especialista trabalha com crianças autistas, na cidade de Santa Bárbara – Califórnia (EUA), como Psicoterapeuta e Educadora, usando o modelo DIR/Floortime.

O modelo D.I.R (baseado no Desenvolvimento, nas Diferenças Individuais e na Relação) é um modelo de avaliação e intervenção que tem vindo a ser desenvolvido pelo Interdisciplinary Council on Developmental and Learning Disorders, dirigido por Stanley Greenspan e Serena Wieder, nos EUA. O modelo associa a abordagem Floortime (maneira sistemática de trabalhar com uma criança e ajudá-la a subir os degraus do desenvolvimento) com o envolvimento e participação da família, com diferentes especialidades terapêuticas (terapia ocupacional, fonoaudiologia) e a articulação e integração nas estruturas educacionais.

Ivna Gadelha, membro e ex-presidente da Casulo, iniciou o Workshop, que está sendo realizado no Convívio Cultural do IDB, apresentando a atual presidente, Lucineia Carvalho, e agradecendo à escola pelo espaço. “Gostaria de de agradecer ao Instituto Dom Barreto, por meio da professora Bernadete Rangel, que nos cede o espaço para a realização deste evento. Assim, gostaria de pedir pelo zelo e cuidado do local”, disse.

O objetivo do Workshop é nivelar conhecimentos sobre o tema, dentro dos principais aspectos da acomodação que envolvem o universo do debate sobre o Autismo; disponibilizar aos profissionais informações sobre as novas ferramentas e sistemática de utilização na interação e acomodação das crianças na perspectiva dos seis níveis de desenvolvimento do Floortime, através de demonstrações em vídeo, observando os possíveis resultados através da metodologia de intervenção e realizar consultoria trocando experiências com o público sobre  os casos apresentados, consolidando o aspecto prático/metodológico do evento.

O público alvo do “Workshop D.I.R/Floortime: Terapia para Crianças com Autismo” são pediatras, nutricionistas, homeopatas, assistentes sociais, professores de salas educação especial, fonoaudiólogos, terapeutas de linguagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras e pais.

Paz e Bem!