01 de Setembro: Dia do Profissional de Educação Física

AgUWOzuK-aAjwGbkBSaGcgHY4Rv9aypvMIuZXzBTeGDAHoje, 01 de setembro, comemora-se em todo território nacional o Dia do Profissional de Educação Física. A data, que tem o objetivo de valorizar este profissional, foi escolhida por coincidir com o dia em que entrou em vigor a lei 9.696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e criou o Conselho Federal e os Regionais de Educação Física.

O profissional tem como uma de suas funções, talvez a mais importante delas, promover a saúde da sociedade, por meio de atividades corporais, mantendo o corpo humano em ação e saudável.  A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes também faz parte das atividades do Educador Físico.

Segundo a coordenadora da disciplina no Instituto Dom Barreto, Alda Dantas, a Educação Física tem sua especificidade no desenvolvimento do corpo em movimento consciente, fator necessário para o indivíduo desde a infância até a vida adulta e para a vida toda.

A professora explica sobre a importância das Escolas terem profissionais como estes em sua grade. “Os profissionais de Educação Física estão habilitados a atuar desde a educação infantil ao ensino médio, oferecendo ao aluno um planejamento e implementação de programas que envolvam os componentes curriculares de educação física, adequados a faixa etária, assim como propiciar ao aluno uma atividade física capaz de colaborar com o desenvolvimento do corpo e a manutenção da sua saúde, da auto estima, da socialização, compensação de distúrbios funcionais, integração e relações sociais”.

A Educação Física é uma área ampla e não se restringe apenas às academias e escolas. O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Entretanto, vale destacar que o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino.

Parabenizamos nossa Equipe de professores da área por serem excelentes profissionais, que mantêm nossos alunos sempre sãs, cheios de energia, atentos e com garra para enfrentar os desafios que o esporte impõe e saber levar com serenidade e paz o que aprendem nas aulas.

Paz e Bem!