Projeto Gentileza continua as atividades, neste segundo semestre

20150910054848O “Projeto Gentileza” é desenvolvido em todo o 5º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto desde o primeiro semestre. A ideia é que as crianças percebam que a convivência cordial é mais prazerosa e saudável, compreendam a importância da gentileza em seu contexto escolar, familiar e social e que elas precisam estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas e todos os funcionários da escola.

Neste segundo semestre, em continuidade às atividades do projeto, a comissão organizadora já solicitou a confecção das camisas das pessoas interessadas em adquiri-las. Além disso, adesivos para a divulgação do projeto e das camisas, cujo slogan é “Vista-se de gentileza” estão sendo vendidos pelos alunos. Quem deseja solicitar a camisa, entre em contato com a professora Catarina por meio do número (86) 9 8171-5269. O produto da venda destes materiais será inteiramente destinado a doações para as instituições acolhidas pela iniciativa (Lar de Maria, fundação da Paz, Casa Frederico Ozanan, Escola Nossa Senhora da Paz, Fundação Maria João de Deus, Lar da Esperança e Abrigo São Lucas).

O “Projeto Gentileza” cria espaços para discussões sobre diversos assuntos, tais como: violência, paz, meio ambiente, família, respeito, tolerância, diversidade cultural, reações sociais e institucionais, entre outros assuntos, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e das relações familiares e escolares como um todo. Além dos alunos, o projeto conta com 16 professoras à frente, incluindo uma do apoio pedagógico e Márcia Rangel, coordenadora do Ensino Fundamental do IDB.

O projeto foi inspirado no Profeta Gentileza, uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

Paz e Bem!