IDB lança campanha de doação de brinquedos, livros e roupas para as crianças

20150921045845O dia 12 de outubro é uma data muito especial para as crianças. É quando elas acordam cedo na expectativa dos parabéns, e, claro, dos presentes, já que elas possuem o desejo de ganhar algo em seu dia. Porém, a realidade não é a mesma para todas as crianças e muitas não têm a mesma oportunidade de serem presenteadas.

Para aliviar um pouco esta falta, muitas pessoas generosas fazem doações a estas crianças, neste período do ano. Também é comum pais doarem brinquedos e/ou roupas – em bom estado – aos que não podem comprar. Ou seja, quem tem muito divide com aquele que tem menos. Uma prova de amor ao próximo.

É nesta via de mão dupla, não só de generosidade e doação, mas também de abertura a novas experiências, que o Instituto Dom Barreto lança a Campanha “Era uma vez…Histórias que começam com doações de livros, brinquedos e roupas…”. O objetivo da campanha é ajudar no Dia das Crianças do Bairro Satélite e outros bairros mais próximos, na busca de ver no rosto dos pequenos e das famílias carentes do local, o sorriso verdadeiro de alegria e satisfação.

Quem deseja participar da campanha doando brinquedos, roupas ou livros – tudo em bom estado e não necessariamente novo – pode entregar as doações nas portarias do IDB, Infantário e IDB Leste. Tudo será entregue no dia 12 de outubro na quadra da Escola Popular Madre Maria Villac, no Bairro Satélite, com direito a brincadeiras, lanche e claro, distribuição das doações.

Os assistidos pela campanha são, principalmente, crianças carentes da comunidade do Bairro Satélite e famílias especiais, que são famílias em que os membros são desempregados, doentes ou possuem mais necessidade que as demais famílias participantes. “Pela comunidade, a gente vê que têm muitas pessoas carentes. Mas dentro dos carentes, a gente vai atrás desse grupo que está em uma situação de mais necessidade”, diz Maria Elsa, que trabalha no setor da Reprografia do IDB, e que é uma das pessoas que está organizando a ação beneficente.

Elsa acrescenta que a preocupação da campanha “Era uma vez…Histórias que começam com doações de livros, brinquedos e roupas…”  vai além apenas do ato de ajudar o próximo. Ela explica que se busca reaproveitar materiais que, muitas vezes, são desperdiçados e jogados no lixo, aumentando o número de resíduos deixados em nosso planeta. “O nosso objetivo, ao pedir na campanha, não é necessariamente um brinquedo novo, por exemplo. Quando uma criança tem em casa um brinquedo, não usa mais e está em boas condições, outras crianças podem usar. Procuramos reaproveitar aquilo que não está mais sendo útil no lugar, para que outras pessoas possam usufruir daquilo e a quantidade de lixo seja menor na natureza”.

O Instituto Dom Barreto conta com a solidariedade de todos que fazem parte da comunidade dombarretana. Vamos, juntos, regar a semente do amor ao próximo e da divisão com os que têm menos. Vale a pena ser gentil!!!

Paz e Bem!