1º de Outubro: Dia Internacional do Idoso

20150930171605 (1) Com o objetivo de promover a discussão sobre os direitos e condições de vida da terceira idade, em dezembro de 1990, a Assembleia Geral da ONU incluiu o 1° de outubro no calendário de suas comemorações especiais, estabelecendo assim, neste dia, a celebração pelo Dia Internacional do Idoso.

Segundo a legislação brasileira, estão incluídos na terceira idade pessoas com 60 anos ou mais, que hoje representam 12% da população total, de acordo com o Censo 2010. No entanto, com o crescente aumento da qualidade de vida no país, a expectativa é de que, em 2050, um em cada três brasileiros esteja com mais de 60 anos. Dessa maneira, a tendência é que daqui a 20 anos, o número de pessoas acima dos 60 anos supere o de jovens de até 15 anos.

Para proteger e garantir os direitos do idoso foi sancionada, em 28 de dezembro de 2006, a Lei nº11. 433 que criou o Estatuto do Idoso. Segundo ele, todo cidadão com 60 anos ou mais deve ter desconto de 50% nas atividades culturais e educativas; programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento e gratuidade nos transportes públicos urbanos, entre outros benefícios. O Estatuto garante também penalidades para quem mostrar imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas ou para quem abandonar o idoso sem assistência.

Paz e Bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *