Dia Mundial do Dentista

20151002083600 (1)Hoje se comemora o Dia Mundial do Dentista. Data separada para homenagear os profissionais que são os responsáveis em cuidar do nosso sorriso e por mantê-lo sempre saudável e bonito. A data surgiu , em 1840, pois foi neste ano que se inaugurou a primeira escola de Odontologia do mundo (Baltimore College of Dental Surgery), em Baltimore, nos Estados Unidos.

O dentista cuida, além da saúde bucal, da estética dos dentes. É esse o profissional responsável por extrair, restaurar, limpar e clarear dentes, instalar próteses, realizar cirurgias, combater doenças na gengiva, bochechas e na língua e fazer a orientação da higiene bucal. O exercício da Odontologia no território brasileiro foi regulamentado em agosto de 1966 através da Lei nº 5081. Segundo essa lei, só é permitido exercer a profissão aqueles que forem “habilitados por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”

O Brasil é campeão em número de dentistas, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o País possui o maior número de dentistas do mundo, com aproximadamente 264,5 mil profissionais. Esse volume representa cerca de 20% de todos os dentistas existentes no planeta.

Paz e Bem!

Um comentário em “Dia Mundial do Dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *