Era uma vez … Um lugar mágico chamado IDB! Começa hoje a Semana da Criança

Era uma vez um lugar mágico, cheio de amor e batons garoto chamado IDB. Um lugar onde as mais lindas crianças de Teresina mergulham diariamente em um mundo de histórias e aprendizados, guiadas por fadas protetoras que as ensinam a distinguir o bem do mal, agindo com o senso de justiça e respeito. Onde elas têm o direito de brincar, estudar e sonhar de olhos abertos.

Sonhar de olhos abertos! Esta é a proposta do projeto da Educação Infantil, “Era Uma Vez”, para a Semana da Criança, que inicia hoje, 05 de outubro. A Escola se transformará em um verdadeiro conto de fadas, com espaços rodeados de muita aventura, suspense, mistério, emoção e criatividade. Durante esta semana, as crianças encontrarão heróis, princesas, príncipes, fadas, magos, anões, animais falantes, todos os tipos de personagens que habitam o mundo da magia e dos contos.

Passarão por florestas, vales, montanhas e mares nas asas de pássaros gigantes, e entrarão em cavernas, embaixo da terra. Passarão por planetas, estrelas, casebres, palácios, ruelas, tudo através da imaginação.

Na preparação para a Semana da Criança, os alunos tiveram contato com famosos autores e suas principais obras infantis como os Irmãos Grimm, Andersen, Oscar Wilde, Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Silvia Ortof, Ziraldo, Lígia Bonjunga, Eva Furnari. O contato com a literatura vai, aos poucos, abrindo seus horizontes e construindo bases sólidas para o conhecimento de forma prazerosa.

Durante esta semana especial, voltada para nossas crianças, os alunos apresentarão peças teatrais adaptadas, baseadas em temas dos mais famosos contos infantis. Nesta segunda-feira, a primeira apresentação será “O Vale Encantado”, que fica por conta da turma do 1º Ano do Ensino Fundamental; na terça-feira, a turma do Infantil II se apresenta com a peça “Chapeuzinho amarelo”; a turma do Infantil I encenará o clássico “Romeu e Julieta”, na quarta-feira; e na quinta-feira será a vez dos alunos do Maternal II com “Bruxa, Bruxa”. Para encerrar os eventos relativos à Semana da Criança, as turminhas do Maternal I apresentarão “O trenzinho do Nicolau”; já os bebês do Infantário encantarão a todos com “A arca de Noé”.

As professoras trabalharam durante muitos dias para realizar a semana  mágica e inesquecível, na memória dos que estão presentes. Mais do que um simples contador de histórias, o professor que trabalha com crianças e utiliza-se da magia dos contos de fadas, consegue fazer com que a mente de seus alunos realmente voe.

As crianças em contato com os contos de fadas têm a possibilidade de imaginar, criar, transportar sua mente e conhecer-se, descobrindo inconscientemente soluções para os conflitos que elas vivenciam a cada momento. Elas aprendem não apenas a lidar com suas próprias situações, mas também a adquirir o discernimento necessário para relacionar-se com os outros.

Paz e Bem!

Confira algumas fotos da Abertura da Semana da Criança do IDB: