IDB – Conference On Professions 2017

 

Além do alto nível dos palestrantes presenciais, o IDB Conference On Professions 2017 contou com  um time qualificado de conferencistas que participou do evento via web videos. Nosso evento focou em  profissionais e pesquisadores que atuam no Piauí, em outros estados do Brasil e em outros países e são referência nas áreas que atuam e pesquisam, com múltiplas habilidades e conectados a mercados globais. Confira aqui quem participou do evento nos dois formatos.

Francisco Lucas Costa Veloso – DIREITO
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Ex-presidente da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado – APPE. Advogado do SINDUSCON/Teresina. Procurador do Estado do Piauí desde 2009. Atualmente é Presidente da OAB/PI

AURUS DOURADO – MEDICINA

Médico formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); residência médica em Cirurgia Geral (Sta. Casa Misericórdia – SP), residência médica em Urologia (HSPMSP). Clinical fellow em Cirurgia Minimamente Invasiva – Laparoscopia e Robótica (Hospital Henri Mondor – Paris – França e Universidade de Leipzig – Alemanha). Membro da Latin America Renal Cancer Group, da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Europeia de Urologia.

Isabela Floriano – ODONTOLOGIA

Especialista, Mestre e Doutora em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo, com estágio na University of Copenhagen. Faz parte da EBO – Equipe Brasileira de Odontopediatria, como única representante piauiense. É Professora da Pós-Graduação em Odontopediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic – Campinas, considerada a melhor faculdade do Brasil pelo IGC/MEC há cinco anos.

NEY PARANAGUÁ – TECNOLOGIA, NOVAS PROFISSÕES E EMPREENDEDORISMO

Sócio das empresas Infoway e Uniplam, Investidor na startup Consulta do Bem. Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e Doutorado em Ciência da Computação no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (2015).

ERICK PASSOS – CIÊNCIA E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Atualmente desenvolvedor chefe na América Latina para a Exit Games, de Hamburgo, na Alemanha. Os produtos desenvolvidos pela equipe são usados por empresas como Warner e Disney, para criação de jogos populares. Erick, é sócio fundador da Sertão Games, foi professor do IFPI de 2004 a 2016 e professor do Mestrado em Computação da UFPI de 2013 a 2016. Doutor em computação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), com estágio no MIT Media Lab em Cambridge nos EUA em 2010 a 2012, e mestre em computação pela UFCG, suas principais áreas de interesse são inteligência artificial, desenvolvimento de jogos e visão humana. 

Prof JOSÉ REIS – ENGENHARIA MECÂNICA

Professor Titular do Instituto Federal do Piauí, possui Licenciatura em Mecânica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar) , Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais do IFPI, Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFPI, coordenou e organizou o XXIII CREEM – CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA – 2016 em Teresina-PI, evento da ABCM – Associação Brasileira de Ciências Mecânicas.

MARCELLE FORMIGA – Psicologia

Psicóloga. Psicodramatista. Consteladora Familiar. Gestalterapeuta. Mestre em Psicologia Clínica. Especialista em Psicologia Hospitalar e em Socionomia. Sólida experiência em Psicologia Clínica, Hospitalar e Docência.

LUCAS CRUZ – Engenharia Elétrica

Lucas é fundador da startup Cruze, piauiense, Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal do Piauí e pela Universidad de Valladolid na Espanha (2012 – 2013), com pesquisas em Energias Renováveis. Em 2014 fez treinamentos na Alemanha em usinas solares e eólicas. Atualmente, realiza Mestrado no Instituto de Energia da Universidade de São Paulo(USP), é colaborador do Instituto Piauí Solar e é pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Energia Solar do Piauí. Em 2015, foi considerado pela MIT Technology Review um dos 50 inovadores brasileiros com menos de 35 anos e foi 1º Lugar brasileiro no Desafio da Sustentabilidade do Ministério da Educação. Em 2017, foi escolhido como um dos 25 empreendedores sociais do mundo para receber mentoria da Yunus&Youth, negócio social apoiado pelo Professor Muhammad Yunus (Nobel da Paz, 2006).

 MAURO LOPES – ENGENHARIA CIVIL

Mauro Carvalho Lopes. Engenheiro Civil
Formado Universidade de Fortaleza em Dez/81
Especialização em Gestão da Construção Civil. Pelo Iemp
Trabalhou na Construtora Lourival Parente – 1982/1984 e Tecno-Art Engenharia 1984/1986.
Sócio proprietário da empresa Marca Engenharia Ltda 1986/1996
Desde 1996 é sócio proprietário da empresa Mauro Lopes Eng Ltda. 

 
 
 
Rodrigo Torres – Relações Internacionais – BSB
Mestrado em Relações Internacionais, com atuação em Política Internacional. Secretário Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, no âmbito do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Catarina Santos Botelho – Direito
É professora da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Porto, Portugal.  PhD em Direito Constitucional. Coordenadora de Mobilidade Internacional.
Carla Evelise Justino Hendges – Direito
Juiza federal, Doutoranda em Direito pela PUC/RS. Mestre em Direito pela UNISC. Professora convidada em cursos de pós-graduação lato sensu. 
Phillpe Moura – Publicidade – SP 
Phylippe Moura, 30 anos, é formado em Comunicação Social com habilidade em Publicidade pela Faculdade CEUT. Atualmente é Redator Publicitário na Ogilvy Brasil. Já passou pelas agências AlmapBBDO e Fischer Brasil.
A campanha que Philipe desenvolveu para a Kiss FM, intitulada “Deuses do Rock”, foi vencedora na categoria press do Wave Festival e também finalista em Cannes. Phylippe e a equipe da Ogilvy Brasil concorreram novamente em Cannes com campanha criada para Forbes Brasil em 2017.
Felipe Reis – Engenharia Eletrônica – SP 
Felipe Celso Reis Pinheiro, tem 20 anos, é ex aluno do IDB e estuda no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Felipe  é presidente do ITANDROIDS, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, e conseguiu, em 2017, apoio internacional inédito para pesquisa no ITA. Felipe apresentou para a Altium, empresa norte-americana líder mundial em tecnologia, um projeto inovador para desenvolvimento de robôs e conseguiu 260 mil dólares em licenças dos programas da Altium Designer. Essa foi a maior doação recebida para projetos na instituição. O patrocínio vai permitir que o ITANDROIDS participe da Robocup, a mais importante competição de robótica do mundo, que vai acontecer no Japão, de 27 a 30 de julho de 2017. A equipe brasileira do ITA terá concorrentes internacionais como o Massachusetts Institute of Technology(MIT) e Universidade Carnegie Mellon(CMU). 
 
GUSTAVO NOLETO – Neurocirurgia USP/ HARVARD  
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Residência Médica em Neurocirurgia pela FMUSP. Onservership em Neurocirurgia com ênfase em cirurgia de base de crânio na Universidade de Harvard (Brigham and Women’s Hospital)
Atualmente, é médico preceptor da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da FMUSP, é médico assistente do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do HC-FMUSP.
Gustavo tem pós graduação em Dor pela FMUSP e fez estágio em Neurocirurgia Funcional.
Ivan Guilhon – Nanotecnologia  – ALEMANHA
Ivan Guilhon graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2014 com distinção Magna Cum Laude, outorgada a alunos que atingiram alto grau de desempenho acadêmico nas disciplinas do curso de engenharia. Atualmente faz doutorado no programa de Física Atômica e Molecular no ITA. Autor do livro “Física em Nível Olímpico. Ivan integra, desde 2009, equipe de  preparação de alunos para olimpíadas internacionais de Física em colégios de diferentes estados do Brasil.
Elvis Henrique – Engenharia de Software – EUA 
Cursou Engenharia de Computação no ITA. Desde 2013 é  Engenheiro de Sotfware na Microsoft, no EUA.
João Lucas – Publicidade
João Lucas Lima estudou no IDB dos 3 aos 18 anos, cursou Comunicação Social na ESPM-SP, a principal faculdade de Propaganda e Marketing do país. Fez intercâmbio na Universidad de Nebrija e estagiou no departamento de  marketing de biscoitos na Nestlé. Hoje ele é gerente de marketing regional Sul na Ambev, a maior empresa de cerveja do mundo, que possui algumas das marcas mais valiosas do Brasil como Skol, Brahma e Antarctica.

Eder Fabrício – Economia Internacional – Banco Central/California

Phd em Economia, Universidade da Califórnia, com Mestrado em Economia pela UFMG, formado  Engenharia Eletrônica pelo ITA. Atualmente está na Divisão de Politica Monetária do Banco Central.

Marcelo Holanda – Engenharia Aeronáutica – SP
Graduado em Engenharia de Computação na Unicamp, em 2012, com Mestrado em Engenharia Aeronáutica no ITA, em 2016. Em 2014 começou a trabalhar como engenheiro de desenvolvimento de produto na Embraer, onde está até hoje. Marcelo trabalha desenvolvendo o software de controle dos E2, a nova geração de aviões comerciais E-jets, que devem entrar em serviço em 2018.