Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental participam de Projeto de Sustentabilidade

Há quinze anos não ouvíamos tanto falar sobre sustentabilidade, escassez de água, poluição e desmatamento quanto hoje, não é? O grande problema é que o planeta está em estado de alerta e precisamos cuidar dele. Para isso, nada melhor do que ensinar as crianças, já que elas vão ser os adultos de um mundo que clama por socorro. E pensando nisso, os professores do 2º Ano do Ensino Fundamental estão trabalhando em sala o projeto, inicialmente chamado, “Cuidar da Terra antes que ela fuja”.

Com o projeto, os alunos assumiram uma missão muito especial neste ano de 2016 e se comprometeram a serem guardiões da natureza e da nossa escola.  A professora do 2º Ano e planejadora da disciplina de Ciências, Alceioneida Miranda, explicou o objetivo da ideia.  “Nosso projeto é cuidar do planeta, pois da forma como as coisas andam acontecendo nele está bem difícil… Se não nos unirmos, o planeta vai ficar triste”.

A professora comentou ainda que as crianças estão estudando os ambientes como eles são e como precisam ser cuidados. A partir desse estudo surgiu a primeira ação do projeto.  “Levantamos e questionamos: ‘Será se uma pessoa poderia fazer isso? E com mais pessoas? Seria ainda melhor. A união faz a força.’ Aqui na turma, cada um fez sua parte e, consequentemente, a ideia foi se expandindo nas outras turmas. E eles se reuniram em grupos e cada grupo ficou responsável por um local da escola a observar o que estava precisando melhorar e os cuidados que precisavam ter com os ambientes. Cada grupo observou e através desta observação fizeram os bilhetinhos com mensagens importantes, destacando os cuidados necessários que todos devem ter para manter a escola cuidada e colocaram nos bebedouros, na praça de alimentação, no parquinho, na própria sala de aula e banheiros”, afirmou Alcioneida.

As mudanças começaram cedo. Segundo a professora, durante as aulas eram comuns os alunos fazerem a ponta dos lápis e derrubá-las fora da lixeira, mas agora eles tomam todo o cuidado para que isso não ocorra. “Eles se tornaram guardiões mesmo. Na hora do lanche eles chegam avisando se veem um colega deixando lanche na mesa, ou derrubando algo no chão e pedem para os amigos terem esses cuidados. Depois do carnaval eles irão continuar a escrever e criar novos bilhetinhos e levarão para suas casas. O projeto já passa para a casa e eles irão observar o que precisa melhorar em suas residências”, finalizou a professora.

Parabenizamos as turmas do 2º Ano pela bela e importante iniciativa. Com atitudes assim que começamos a transformar o mundo.

Paz e Bem!