Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental falam sobre o projeto de Formação do Relevo Terrestre

No último mês de junho, os professores do Instituto Dom Barreto de Geografia desenvolveram um projeto de ação sobre a Formação do Relevo Terrestre para os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. A ideia do projeto era caracterizar cada um dos processos formadores do relevo e reconhecer os diversos tipos de relevo terrestre, destacando as feições geomorfológicas do Brasil.

Os alunos dividiram-se em grupos e tiveram duas semanas para se organizar em busca de pesquisas, onde fizeram um levantamento bibliográfico sobre o tema e tiveram a liberdade de consultar textos, imagens, vídeos educativos, para a produção do material apresentado. Com o trabalho finalizado, os alunos falaram como foi desempenhar esse projeto, trabalhando em equipe, exercendo funções designadas e definidas pelo grupo.

 A aluna Sofia Moreno, do 6º Ano D, afirmou que o trabalho foi de extrema importância, pois lhe possibilitou fazer novas descobertas. “O trabalho desenvolvido foi muito importante, pois nos possibilitou apresentar sobre conteúdos além do meu tema sorteado, fazer descobertas sobre o assunto e ganhar até novas amizades com a formação dos grupos. Deu para fixar o conteúdo através das apresentações e anotações feitas para todos os integrantes dos grupos. Acho que o trabalho em grupo foi muito aproveitado e interessante, pois aprendemos sobre todos os tipos de erosão. O tema sorteado para o meu grupo foi a erosão glacial, que retrata a erosão a partir do gelo”, explicou Sofia.

Marcos Vinícius de Oliveira, aluno do 6º Ano G, também comentou como é importante trabalhar em equipe. “Todo grupo tem que estar envolvido. O grupo tem que estar envolvido na matéria e no trabalho. Além das pesquisas feitas no livro, nós pesquisamos também na internet. Para um grupo ser bom, cada pessoa tinha que fazer a sua parte e cada um fez um pouco do trabalho. Estilo formiguinha, pega a planta, uma por uma. Eu fiquei responsável pela pesquisa e elaboração dos slides. Além disso, nos reunimos para entrarmos em um acordo, pois cada um pegou uma informação em lugares diferentes e assim consentirmos sobre a apresentação, sobre o que seria dito e qual das pesquisas seria mais adequada para a formação dos slides”.

O estudante Ian Pierote, do 6º Ano F, comentou que o seu grupo contou com a ajuda dos pais para o desenvolvimento do projeto. “Eu achei interessante nosso trabalho. Foi de uma forma justa, pois fizemos uma votação para saber quem ficava com cada tema. Achei interessante também porque nos foi dado mais liberdade para não aprendermos apenas o que estavam nos livros e também pesquisar na internet, com ajuda dos pais, e citações pensadas com eles. A professora nos deu a liberdade também de tirarmos fotos enquanto apresentávamos para recordar o momento”, finalizou.

Parabenizamos nossos alunos pelo desempenho, dedicação e comprometimento com o trabalho desenvolvido e aos professores pela iniciativa e o sucesso do projeto.

Paz e Bem!