Alunos do 8º Ano apresentam painéis sobre Direitos Humanos na América

Os avanços dos Direitos Humanos na América Latina têm nuances importantes e grandes desafios pendentes em relação à justiça social e ao desenvolvimento humano sustentável.

Profundas desigualdades sociais, acesso limitado às oportunidades educacionais, saúde pública precária, questões de fronteiras e de imigração, violência institucionalizada, exploração excessiva dos recursos naturais, falta de transparência e abuso de poder são apenas algumas das questões que muitos latino-americanos enfrentam.

Será a partir de soluções inovadoras e colaborativas de diferentes atores sociais que as práticas justas, dignas e humanas serão promovidas em toda a América Latina. Partindo desta realidade, o professor Laércio Carvalho propôs aos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, como atividade da disciplina de Geografia, a produção de painéis com o objetivo de compreender a importância dos direitos humanos no continente americano.

Os alunos apresentaram os painéis nesta sexta-feira, 10 de março, e caracterizaram os diferentes elementos que compõem os direitos humanos, como igualdade de raça, gênero, classe e religião. Divididos em grupos, o professor indicou um membro para representar a equipe e observou, durante a apresentação, os critérios de organização, criatividade, domínio de leitura e apresentação.

Durante as apresentações, os dombarretanos mostraram que a pesquisa foi bem realizada, com a ajuda das mais diversas fontes, e mostraram bastante entendimento diante do assunto abordado. Parabenizamos nossos brilhantes pela criatividade, apresentações e desempenho.