Alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental apresentam documentários sobre Globalização

whatsapp-image-2016-09-23-at-15-19-17Como proposta de trabalho da disciplina de Geografia, os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental produziram e apresentaram documentários sobre o tema Globalização, que é um dos termos mais frequentes empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

O objetivo do trabalho era que os alunos compreendessem a importância da globalização nas diferentes sociedades globais. No documentário, os estudantes tinham que caracterizar os diferentes elementos da globalização econômica, destacando os impactos nas aldeias globais; estabelecer relação entre o tema e as culturas regionais; compreender a evolução tecnológica e a difusão destas inovações no mundo globalizado e verificar os elementos negativos da Geografia do crime.

Os dombarretanos se dividiram e trabalharam em grupos, durante dez dias, para produzir os vídeos sobre o tema e, dentro do tema, os itens específicos propostos, que foram: Sociedade Global; Fluxo Financeiro e Produtivo; Novas Tecnologias de Informação; e Comunicação e Geografia do Crime. Para a produção e apresentação dos vídeos, as equipes tinham que seguir os critérios de organização, criatividade e domínio de leitura.

whatsapp-image-2016-09-23-at-15-22-46Durante as apresentações, os alunos inovaram na produção, caracterizando-se de acordo com o tema específico abordado e buscaram entreter todos os demais que assistiam. Para a aluna Luiza Campus, do 8º Ano F, o trabalho foi divertido e informativo. “O trabalho foi muito interessante, porque além de ter sido divertido, já que eram vídeos em vez de falarmos da forma automática como nos seminário: Ele fez com que ficássemos mais informados sobre esse assunto tão presente em nosso cotidiano, mas que nós não nos interessamos tanto. E isso é muito importante para nosso conhecimento”, explicou.

Já segundo a aluna Mariana Yasmim, do 8º F, os temas abordados foram o diferencial do projeto e auxiliaram no entendimento do assunto. “Esse trabalho nos ajudou muito, pois retratou quatro temas muito importantes como tecnologia, crime, sociedade e fluxo financeiro e produtivo, coisas que estão muito presentes em nosso dia a dia mas que a gente, muitas vezes, não presta muita atenção. Foi extremamente divertido e nos acrescentou muito”, disse a aluna.

whatsapp-image-2016-09-23-at-15-30-50O professor da disciplina e autor do projeto, Laércio Carvalho, avaliou o trabalho como positivo e desafiador para os estudantes.

“Foi um trabalho positivo porque, de fato, ele leva a teoria para a prática. Ele leva a prática de pesquisa bibliográfica, pesquisar o conteúdo a ser falado, as formas de abordagem e depois do levantamento bibliográfico e teórico, os alunos vão atrás do amadurecimento visto em sala de aula. É um conteúdo de sala de aula, e eles vão amadurecer essa ideia na prática. Como? Atrás de mapas, referências textuais, personagens e figuras que simbolizam cada um dos elementos da globalização. Foi um grande desafio”, finalizou o professor.

Paz e Bem!