Alunos do 9ª Ano participam de bate-papo sobre Sexualidade

O Instituto Dom Barreto iniciou essa semana uma série de bate-papos com os alunos sobre temas transversais. O projeto “Na Real”, coordenado pela equipe de Psicologia do IDB começou com os alunos do 9ª Ano do Ensino Fundamental sobre o tema Sexualidade.

A ideia é que os encontros e os bate-papos aconteçam durante o ano, não somente para os estudantes do 9ª Ano, mas para os do Ensino Médio também. Os temas são escolhidos pelos alunos em parceria com os psicólogos da Escola. Para falar sobre os assuntos, serão sempre convidados profissionais qualificados para debater, de forma consistente, esclarecendo as dúvidas mais frequentes.

Neste primeiro encontro sobre o tema sexualidade, foram convidados a psicóloga do IDB, Viviane Faria e o médico ginecologista, Mauricio Nogueira. A jornalista Maia Veloso foi responsável pela mediação do bate-papo, ela coordena há 8 anos o projeto Língua Solta que discute em escolas temas transversais.

Sobre o tema sexualidade, a psicóloga Viviane Faria falou a respeito do fator emocional que envolve os adolescentes na fase da descoberta do corpo e das reações que os mesmos têm diante do envolvimento com o parceiro. O ginecologista Maurício Nogueira aproveitou para tirar as dúvidas e esclareceu os cuidados que os jovens devem ter com o corpo e com as relações. Ele alertou, ainda, sobre a importância de cada descoberta, sensações e desejos tem seu tempo certo para acontecer.

A gravidez na adolescência foi um ponto em que os dois profissionais alertaram para o perigo, além de destacarem para os cuidados que os jovens devem ter para que seja evitada. Dr. Maurício afirmou que a gravidez na adolescência não faz bem. “Ter um filho quando ainda é adolescente não é bom, não é legal, não faz bem. Os jovens não estão preparados. Seu corpo não esta preparado. Você não está preparado física, psicológica, nem financeiramente para isso”, falou o médico aos alunos.

Ainda durante o bate-papo, a equipe de psicólogos preparou duas dinâmicas para os jovens. A primeira foi sobre mitos e verdades sobre o sexo. Perguntas eram feitas aos alunos e eles respondiam o que era mito ou verdade, a resposta correta era dita pela psicóloga ou pelo ginecologista. Já na segunda dinâmica, dois alunos foram escolhidos para encenarem um dialogo com os pais sobre gravidez e relação sexual.

Nos próximos meses mais encontros serão pautados pelo projeto “Na Real”, os alunos podem deixar as sugestões de temas da Psicologia.