Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental realizam exposição referente ao livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector

Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, do Instituto Dom Barreto, após a leitura do romance “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, se sentiram estimulados a criar algumas versões da protagonista Macabéa, uma nordestina enigmática que muito chamou a atenção dos estudantes. A partir da criação, surgiu uma bela e íntima exposição, na Praça do Cristo, do IDB Centro, que mostra a visão dos alunos diante da personagem do livro Clariceano.

Com base nas várias informações que o narrador dá acerca da personagem, nos seus momentos mais distintos, alegres e tristes, como também, por exemplo, no momento em que ela morre e vomita uma estrela de mil pontas, os alunos deixaram a imaginação ir bem longe a respeito dessas e de muitas imagens que Macabéa suscita. Desta maneira, partindo da imaginação, cada aluno criou Macabéas das mais variadas formas.

O intuito da exposição é aprofundar mais a visão Clariceana, já que é uma autora universal muito cobrada em vestibulares, e também estimular a criatividade dos dombarretanos a respeito do objeto de leitura para que esta se corte cada vez mais vivaz e estimulante.

Para a professora de Literatura da turma, Conceição Nery, que estimulou a leitura e contribuiu para dar asas à imaginação dos nossos brilhantes, os trabalhos surpreenderam. “Os alunos deixaram aflorar a imaginação e, em alguns momentos, usaram até as cenas do livro e resolveram fazer uma concatenação entre as imagens que entregaram, usando o ícone da estrela do título como carro chefe e algumas máximas Clariceanas”, explicou a professora.

Conceição Nery ressalta, ainda, que a iniciativa é “muito importante, pois as crianças vão associando o livro ao conhecimento de mundo. E isso é muito estimulante. O lúdico, caminhando lado a lado com a leitura favorece o aprendizado”, concluiu a professora.

Apreciem o belo e encantador trabalho dos nossos alunos!