Alunos do IDB participam da 15ª Simulação das Nações Unidas para Secundaristas

Durante o mês de abril, alguns alunos das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio participaram da Simulação das Nações Unidas para Secundaristas – SiNUS 2016, que teve como tema  “Respeitar individualidades, conectar coletivos”. A programação aconteceu durante 4 dias, em Brasília.

3ebb1ed7-a7c8-4b18-93c6-9eb67eba25d3A participação do IDB no programa aconteceu por meio de uma simulação dos alunos que representaram delegações do Reino Unido, Portugal e Panamá e atuaram como diplomatas enviados por esses países aos diversos comitês. Dessa maneira, tinham que elaborar proposta de intervenções com resoluções de problemas, conflitos, chegando num consenso entre os países representados por cada um.

Além da simulação, a SiNUS promove atividades culturais e desportivas com o intuito de educar e proporcionar momentos de convívio e confraternização entre os participantes. Para a brilhante Rebeca Furtado, da 2ª Série do Ensino Médio, participar da SiNUS foi uma oportunidade de expandir seus conhecimentos.

“A escola deu superapoio à nossa participação. Tivemos aula sobre isso, os professores se disponibilizaram a ajudar a gente, isso foi muito legal. Participar da SiNUS foi  muito importante, porque passamos a ter contato com várias áreas do conhecimento, e, para os formatos dos vestibulares de hoje em dia, como o Enem, por exemplo, é superválido, pois as provas agora são pouco conteúdo e muito contexto”, disse.6fff433a-03ed-4997-80b4-8eb7607b409f

A SiNUS também ensina a conviver com diferentes pessoas e a respeitar essas diferenças. Para o aluno Eduardo Muniz, da 3ª Série do Ensino Médio, essa vivência foi uma das coisas mais importantes.

“A gente aprendeu muito sobre respeito, tanto nos posicionamentos dos países como nas próprias pessoas que estavam lá. Porque lá havia pessoas de diversas cidades, com diferentes tipos de mentalidade e com características próprias, mas mesmo você achando diferente algumas coisas, todos se aceitavam como eram, se respeitavam”, explica.

SiNUS

A missão do modelo ou programa SiNUS é desenvolver um projeto educacional complementar ao ensino em sala de aula, visando promover a aquisição de conhecimentos, desenvolver habilidades e adicionar valores, bem como o desenvolvimento das capacidades intelectuais e interpessoais de todos os seus participantes. Trata-se de um evento que contempla as mais diversas áreas e temáticas da agenda internacional: Relações Internacionais, Ciência Política, Economia, Geografia Política e Geopolítica, Direito, Comunicação Social, Sustentabilidade, Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento.