Alunos do IDB participam do Projeto Renault, que apoia a segurança e a mobilidade sustentável no trânsito

20150424044941
Logomarca do grupo participante.

A Renault lançou um desafio educacional chamado “Tuas Ideias, Tuas Iniciativas”, com a finalidade de buscar contribuições para a segurança rodoviária e mobilidade sustentável. Anualmente, a empresa convida escolas do mundo inteiro para participar do projeto. Em 2015, o Instituto Dom Barreto foi convidado para participar e os alunos, junto com o apoio da escola, terão que intervir na comunidade para mudar o trânsito.

Através da variedade de atividades propostas pelo projeto, os alunos e os professores são convidados a pensar e refletir sobre alguns elementos-chave relacionados à segurança rodoviária e/ou mobilidade sustentável no próprio meio, seja na escola, seja na comunidade.

Durante o desafio, os alunos terão que implementar uma iniciativa de sensibilização na escola e\ou na comunidade. O vencedor será aquele grupo que melhor respondeu a uma necessidade ou expectativa concreta e que podem fazer alguma diferença. Os ganhadores serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: identificação do problema na comunidade; pertinência na abordagem; capacidade para transmitir a mensagem; criatividade; impacto e participação.

O grupo que está participando do projeto, representando o IDB, é formado por alunos da 1ª Série do Ensino Médio. São no total quatorze estudantes, com idades de 14 a 16 anos. São eles: Alexandre Lima, Candida Costa, Mateus Ribeiro, Maria Eduarda Moura, Roberto Pessoa Neto, Rayssa Moraes, Rachel Brandão, Maria Eduarda Santos, Maria Clara Coimbra, Vitoria Castelo Branco, Rogério Ramos, Lyvia Louise, João Gabriel Vasconcelos e Pedro Henrique Lopes.

DSC_1436
Pedro Henrique, Rachel Pinheiro e Rayssa Moraes são uns dos 14 alunos que participam do projeto “Tuas Ideias, Tuas Iniciativas”.

Aproveitando a o momento de mobilização da “Campanha IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito”, os alunos estão mais que focados em dar o melhor do grupo para levar as mensagens de transformação para toda a comunidade, pensando em um trânsito melhor para o futuro. Preocupados com os próximos anos que estão por vir, a abordagem principal da equipe estará voltada para os alunos das turmas da Educação Infantil. “Podíamos melhorar o trânsito do futuro, ensinando as crianças. Vamos ensinar a elas o trabalho do guarda, as regras de trânsitos mais básicas para segurança delas. Transformaríamos essas crianças em guardas de trânsito, pois seriam agentes de transformação de suas casas”, explica Pedro Henrique, um dos membros da Equipe que representará o IDB no desafio educacional.

O projeto inicia na próxima semana, a partir do dia 27 de abril. Os alunos irão às salas das turmas do Maternal, do Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental, e divulgarão a campanha projetada para o ensino de boas práticas e normas de trânsito aos pequenos alunos. “Mostraremos a eles o colete, o apito, os cones. Vamos explicar as sinalizações e os materiais que compõem a educação no trânsito de uma forma que as crianças possam entender e corresponder”, comenta o aluno.

Pedro Henrique acrescenta ainda que estão criando uma página no Facebook e já possuem uma conta no Instagram. “Para o público em geral nós criamos o Instagram e vamos fazer uma página no Facebook para divulgar a campanha e nossas ações. Preparamos também uma cartilha para repassarmos aos alunos. Um material exclusivo para as crianças está sendo produzido para que seja trabalhado de forma lúdica e animada. Um vídeo também será produzido com informações próprias para os pequenos da educação infantil. Levaremos as crianças a uma mini cidade, para que percebam e conheçam, em simulação, como funciona o trânsito no seu dia-a-dia”, finaliza Pedro.

Nós, do IDB, ficamos felizes por estarmos bem representados por essa competente e esforçada equipe, formada por alunos que se preocupam e procuram conscientizar a comunidade, além de incentivar a boa prática no trânsito e apoiar verdadeiramente a “Campanha IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito”.

Paz e Bem!