As Metas Globais da ONU estão em sintonia com Campanha “IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito”

A “Campanha IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito” também faz parte das atividades voltadas para o tema deste ano da nossa Escola sobre o Ano IDB da Cidadania Global” e, desta maneira, está alinhada às Metas Globais da ONU, sendo 3 delas em destaque: Meta 4 – Educação de Qualidade; Meta 10 – Redução das Desigualdades; Meta 16 – Paz e Justiça. Acreditamos que podemos ir além na busca por igualdade, educação de qualidade, paz e justiça, e, por isso, a Campanha se torna pontual para promover reflexão e, consequentemente, atitudes que tragam mudanças efetivas para um trânsito melhor e com respeito.

banner 6O Instituto Dom Barreto é um colégio que acolhe bem e com qualidade todos os alunos, e por meio da educação de qualidade promove inclusão não só dos alunos com deficiências, mas também dentro da sala de aula, debatendo temas na busca por igualdade e fazendo com que os alunos percebam a necessidade de ter atitudes inclusivas, de respeito ao próximo.

Educação além da Escola

 “Quando a gente fala de educação e do papel da escola, não estamos ressaltando só o papel acadêmico, mas também, o da formação de valores e a construção de uma educação humanística, ou seja, uma educação de qualidade é aquela em que a gente ajuda nossos alunos na formação global, desenvolvendo as habilidades sociais, os valores, a formação de respeito em relação ao outro e ao meio ambiente. Nós chamamos de tríade: cuidar de si, cuidar dos outros, e cuidar dos planetas”, explica Viviane Faria, coordenadora da educação inclusiva do IDB.

Por isso, é parte do projeto pedagógico da Escola oferecer uma educação igualitária aos nossos Brilhantes Amanhãs, o que significa incluir e preservar os direitos das crianças com deficiência. Podemos fazer isso auxiliando e criando ferramentas de inclusão educacional, respeitando as leis e não ocupando a vaga e nenhuma entorno da escola destinada a elas, por exemplo. A redução das desigualdades no trânsito começa com atitudes individuais, respeitando às leis e ao próximo.

As vagas exclusivas são planejadas para facilitar a mobilidade das pessoas com deficiência ou com alguma dificuldade de locomoção. “Está muito congestionado”,“Ninguém vai chegar agora”, “É rapidinho”,essas frases não podem ser usadas como desculpas para não respeitar o direito do outro. O respeito não pode ser restringido a um lugar, o trânsito também é local de desenvolver atitudes de respeito. Se passarmos a respeitar às leis do trânsito e ao direito de todas as pessoas, teremos consequentemente paz. Este lema é o que buscamos carregar em todas nossas atitudes enquanto Escola. Acreditamos que só com paz, igualdade e justiça podemos caminhar rumo a uma sociedade melhor e mais tolerante. É necessário haver vontade para fazer valer os nossos direitos, mas também os direitos do próximo seja ele quem for. A justiça precisa alcançar a todos, e no trânsito não pode ser diferente. Os pais precisam saber que o papel que desempenham para os seus filhos é enorme, o modelo de atitudes dos pais provavelmente será seguido pelos filhos. Respeito deve ser a palavra de ordem em cada lar!

Por isso, contamos com cada pessoa que faz parte desta Instituição, sejam como pais, funcionários ou alunos, queremos fazer valer a “Campanha IDB de Acessibilidade, Paz e Bem no Trânsito”, com atitudes simples podemos fazer toda a diferença em relação à acessibilidade e ao respeito ao próximo.

Paz e Bem !