Atenção para o que levar no dia e ao Caderno de Questões do ENEM 2016

enem-dicas-novas-2Em contagem regressiva para o Enem, candidatos se organizam para os dois dias de provas, que serão realizadas no sábado (5) e no domingo (6). No primeiro dia, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza, com duração de quatro horas e meia. Já no dia seguinte, os candidatos terão cinco horas e meia para resolver questões de Linguagens, Códigos, Redação e Matemática. O participante somente poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do Exame.

Com o intuito de dar dicas para os candidatos que farão o Enem neste final de semana, o Instituto Dom Barreto reuniu as principais informações abaixo:

O que levar no dia?

O candidato deverá levar caneta esferográfica preta de corpo transparente. Levar também água e alimentos leves para aguentar às horas de prova. Mas atenção com os alimentos – principalmente em relação ao manuseio – melhor usufruir de barrinhas de cereal, biscoitos e chocolates durante as provas. Além disso, carregue um documento original de identificação com foto, conforme especificado no Edital, e o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Caderno de Questões

 O Exame é dividido em quatro temas e cada tema contém 45 questões dando um total de 180 questões de múltipla escolha,;essas questões são divididas nos dois dias de provas. Antes de iniciar o Exame, o participante deve verificar se o Caderno de Questões contém a quantidade de 45 questões indicada no Cartão-Resposta. É importante também conferir a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do mesmo.

Em relação à prova de Redação, vale lembrar que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. O estudante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural. Além disso, o candidato deve responder, no domingo (6), às cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: Inglês ou Espanhol.

Convém ressaltar que, apesar de serem poucos dias para o Exame, os candidatos que melhor estiverem preparados terão a chance de serem selecionados para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).