Brilhantes do IDB carregarão a Tocha Olímpica Rio 2016  

 

collageOs brilhantes IDB do 8º Ano do Ensino Fundamental, Edson Bona e Matheus Ramos, foram selecionados para carregar a Tocha Olímpica Rio 2016, nesta sexta, em sua passagem pela Capital. É um momento histórico para o País, sede de valorização e confraternização do esporte mundial.

O revezamento em Teresina começa a partir das 17h30, iniciando com 200 metros na Avenida Presidente Kennedy, na zona leste, passando pela Avenida João XXIII e Frei Serafim até chegar ao Palácio de Karnak. Da sede do executivo estadual, o símbolo segue para o Palácio da Cidade, Parque Lagoas do Norte e encerra o percurso em Teresina no Mirante da Ponte Estaiada.

O percurso do brilhante Edson Bona será na Avenida Frei Serafim, na saída da Ponte Juscelino Kubitschek sentido centro. O dombarretano foi selecionado por um dos patrocinadores oficiais da competição, a Coca-Cola.  “Fui selecionado pela Coca-Cola. Eu escrevi um texto, e você sabe que sou muito bom em escrever textos, então me aceitaram. Fui selecionado pelo texto que fiz e tinha o tema ‘Como eu espalho a felicidade entre meus amiguinhos?’. E eu disse que gosto de ficar falando curiosidades sobre esporte”, explicou o aluno olímpico.

Edson comentou como se sente e o que significa carregar a Tocha Olimpíca. “Estou carregando o símbolo da paz entre os povos, por isso é importante. O Barão de Coubertin queria inspirar um movimento olímpico como uma forma de promover a paz e uma inclusão por meio do esporte”, disse o dombarretano.

O outro brilhante, Matheus Ramos Claudino Moreira, fará seu percurso com a Tocha na zona norte de Teresina, próximo ao parque Lagoas do Norte, na rua São Felix. Assim como Edson, Matheus foi selecionado pelo texto feito e enviado para outro patrocinador da competição olímpica, o Bradesco. “Eu fiz a inscrição pelo Bradesco. Escrevi e fui selecionado pelas histórias. A tocha é um símbolo que é do mundo todo, de paz e união. E vai nas minhas mãos. É um momento único na minha vida que não vai se repetir”, expressou emocionado o dombarretano.

No Piauí, além da Capital, a chama percorre as cidades de Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e Parnaíba.

A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.