Brilhantes IDB conquistam 262 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática.

Os alunos do 3º,4º,5º,6º,7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1ª,2ª e 3ª Séries do Ensino Médio  receberam nesta quarta, dia 25/08, as medalhas de Ouro, Prata e Bronze conquistadas na Olimpíada Canguru de Matemática 2016.

Familiares, professores de Matemática e direção do Instituto Dom Barreto prestigiaram nossos Brilhantes no evento que aconteceu no Ginásio Barretinho, no IDB. A profa Stela Rangel, diretora do IDB, presidiu a mesa de honra, onde estava também o professor Afonso Norberto, Coordenador de Matemática do IDB e o professor da UDPI, doutor pela Unicamp em Matemática, Nílton Luis Santos.

A Olimpíada Canguru de Matemática é uma importante plataforma de revelações de talentos na matemática. Em 1991, os professores franceses André Deledicq e Jean Pierre Boudine, inspirados pela Competição Australiana de Matemática (por isso o nome  canguru) começaram  na França a Olimpíada Canguru de Matemática. Hoje, a Associação Canguru Sem Fronteiras está em mais de 50 países, a maioria na Europa.

A cada ano, um gigantesco número de estudantes em todo o mundo faz a Competição Canguru de Matemática que tem chamado bastante atenção e entra no século 21 como uma das mais importantes ciências e com assombrosa capacidade multidisciplinar.

Um exemplo disso é a primeira Medalha Fields da América do Sul, que é do brasileiro Artur Ávila, conquistada em 2014. A Medalha Fields é maior reconhecimento mundial  do campo da matemática desde 1936.

Todos os eventos de Matemática, nacional e mundial, são  grandes oportunidades. A Olimpíada Canguru ajuda a achar estudantes talentosos em Matemática e os capacita a desenvolver o pensamento matemático apropriado desde cedo. Estudantes da faixa etária dos 7 aos 18 anos participam do evento em seis diferentes categorias. A ideia do concurso é mostrar que a matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

Este ano, mais uma vez, o Instituto Dom Barreto está entre os Estados do Brasil que mais conquistaram medalhas. Foram 65 a mais em relação ao ano passado. São 262 medalhistas: 39 de Ouro, 88 de Prata e 135 de Bronze.

Veja a relação completa dos Medalhistas aqui no site. Canguru2