Dia da Língua Portuguesa e Cultura

WhatsApp-Image-20160504 (1)Hoje, 5 de maio, é comemorado o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura dos países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). A data foi instituída em 2009, a partir de uma resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Cabo Verde.

A data tem por objetivo reafirmar a importância da língua portuguesa como meio de difusão da criação cultural entre os povos que falam o português e de projeção internacional dos seus valores culturais. Além disso, a comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países.

O português é a quinta língua mais falada no mundo, atualmente por 261 milhões de pessoas, nos cinco continentes. É também a terceira língua mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul. Projeta-se que alcance os 380 milhões de pessoas em meados do século XXI.

Comunidade dos Países da Língua Portuguesa

Criada em 1996, a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), atualmente constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, atua em áreas como cooperação para o desenvolvimento das sociedades dos países membros, promoção da língua portuguesa (em organismos internacionais) e concertação político-diplomática. As relações econômicas entre os países de fala portuguesa também estão se estreitando: se, em 1996, o fluxo de comércio entre os países da CPLP era de 740 milhões de dólares, é hoje, aproximadamente, cinco vezes superior, tendo alcançado recordes de 6,6 bilhões em 2008 e de 4,5 bilhões em 2011.

Paz e Bem!