Dia Nacional da Ciência

20150626085312Hoje, 8 de julho, comemoramos o Dia Nacional da Ciência. A data foi estabelecida pelo Congresso Nacional, em 2001, com a Lei 10.221, para incentivar a atividade cientifica e a divulgação do papel estratégico da Ciência, da Informação e da Tecnologia no país.

A palavra Ciência vem do latim scientia, que significa conhecimento. De um modo geral, você pode usá-la para dizer que tomou conhecimento de um fato. Mas há também um sentido mais específico.

Ciência é um tipo de conhecimento que procura compreender verdades ou leis gerais que fornecem uma explicação para o funcionamento das coisas. Para isso, o cientista realiza observações. A partir delas, faz verificações, classificações ou medições, procurando, geralmente, traduzir os fatos para a linguagem da estatística ou da matemática. Refere-se tanto à investigação como a estudos racionais do Universo, direcionados à descoberta de verdades compulsoriamente atreladas e restritas à realidade universal. Tal estudo ou investigação é metódico e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico, que é um processo de avaliar o conhecimento empírico, como também ao corpo organizado de conhecimentos adquiridos por tais estudos e pesquisas.

Ao falar de ciência, estamos nos referindo também às ciências humanas, isto é, aquelas que se referem ao comportamento do ser humano e à sociedade. No campo das ciências humanas, são usados métodos diferentes daqueles aplicados às ciências exatas ou biológicas. Nem é possível fazer isto, já que se trata de realidades muito diferentes.

De qualquer forma, a questão da objetividade e do rigor, ou ainda a possibilidade de fazer previsões também é essencial para que uma ciência tenha efetivamente caráter científico.

Paz e Bem!