Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

“Violência física ou psicológica realizada através de atos de intimidação, humilhação ou discriminação de forma verbal, física, psicológica ou virtual”. Assim caracteriza-se o bullying, tema central deste dia 07 de Abril em que vivenciamos no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, dia instituído pela lei de nº 13.277, de 29 de abril de 2016. O bullying pode acontecer de modo repetitivo e persistente, sendo direcionado contra um ou mais colegas, caracterizando-se por atingir os mais fracos de modo a intimidar, humilhar ou maltratar os que são alvos dessas agressões.

A Lei de Nº 13.185 de 06 de novembro de 2016 instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional. Entre seus objetivos destacam-se: prevenir e combater a prática da intimidação sistemática (bullying) em toda a sociedade; capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema; instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores.

IDB CAMPANHA PERMANENTE DE COMBATE AO BULLYING
O Instituto Dom Barreto através do Serviço de Psicologia mantém a Campanha Permanente de Combate ao Bullying, que através de diversas atividades desenvolvidas com os alunos, visa refletir, prevenir e combater esta violência em todas as suas vertentes.

Por alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola está acontecendo desde o dia 05 de abril e com encerramento no dia 10 de abril, a “Semana de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar e Demais Violências”. Durante esses dias, os alunos refletirão sobre o que é o bullying; quais as situações que estão classificadas como bullying e quais não estão; o que é cyberbullying e porque este é um problema que necessita ser combatido. Tudo isso será feito através de conversas, Quiz, vídeos e atividades em sala de aula.

#IDBCampanhaPermanenteDeCombateaoBullying