Dombarretano Gabriel Martins Monteiro é o único piauiense a conquistar medalha na Olimpíada Brasileira de Informática 2019

 

O dombarretano do 9º Ano do Ensino Fundamental, Gabriel Martins Monteiro, conquistou medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Informática 2019 (OBI), na Modalidade Programação. O dombarretano foi o único piauiense a ganhar medalha na competição.

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica atual, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. O evento é organizado em duas modalidades: Modalidade Iniciação e Modalidade Programação.

Na Modalidade Iniciação, os alunos concorreram resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel.  Já a prova da Modalidade Programação, em que Gabriel disputou, exigiu conhecimentos específicos na área, pois era uma avaliação composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade.

A boa participação na OBI depende de conhecimentos de uma linguagem de programação, de conhecimentos básicos e intermediários de estrutura de dados e algoritmos e de prática na resolução de problemas, o que Gabriel já possuía. O estudante contou também que se preparou realizando os exercícios cobrados nas Olimpíadas anteriores: “Comecei a fazer a OBI no ano passado e, desde então, comecei a aprofundar meus conhecimentos em programação através de sites como CodCad (que hoje é a NepsAcademy) e comecei a realizar questões de provas passadas da OBI como forma de treinamento para a Olimpíada”.

Além da medalha de Prata, Gabriel terá a oportunidade de participar da Semana Olímpica que acontecerá no Instituto de Computação da UNICAMP, em Campinas, de 1 a 7 de dezembro. Durante a Semana Olímpica, os alunos convidados têm cursos teóricos e práticos sobre algoritmos e técnicas de programação, de vários níveis. Apenas os melhores classificados nas Modalidades Iniciação (níveis 1 e 2) e Programação (níveis júnior, 1 e 2) terão a oportunidade de participar e desfrutar dos cursos.

Gabriel tem boas expectativas para o curso e o vê como uma grande oportunidade de novos conhecimentos e de trabalhar ainda mais seu talento: “Espero que com o curso de programação na UNICAMP eu possa aprofundar mais ainda os conhecimentos que possuo em programação e que o curso me ajude no futuro. Além disso, espero conhecer a universidade e a área com maiores detalhes”, garantiu.

Parabenizamos Gabriel por seu desempenho e conquista. À equipe de professores de Informática e Robótica, nossos parabéns!