Dombarretanos participam da fase final da Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC)

Sábado passado, 22 de agosto, aconteceu a fase final da Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) nas sedes regionais, neste caso, no Instituto Dom Barreto. A prova de sábado possuía cerca de 20 alunos, dos quais nove eram dombarretanos. A divulgação do resultado final está prevista para até setembro. Os vencedores desta fase vão representar o Brasil, em dezembro deste ano, na 12.a IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências) em Daegu, na Coreia do Sul.

O professor e coordenador da disciplina de Física, Rawlinson Ibiapina, explica como foi esta prova de sábado. “A prova tinha questões de Física, Química e Biologia, com uma parte objetiva de 30 questões e subjetiva com 4 questões. A pontuação máxima era de 60 pontos”.

Ainda segundo o professor Rawlinson, agora, nos resta esperar pelo resultado, previsto para ser divulgado até a primeira quinzena de setembro. “As seis melhores notas comporão a equipe brasileira que irá representar o país na Coreia do Sul, em dezembro”, completa.

A Olimpíada Brasileira de Ciências, além de selecionar os alunos para representar o nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências), também elege estudantes para a OCJA (Olimpíada de Ciências Júnior Americana). Estes torneios são disputados anualmente em local itinerante entre estudantes de até 15 anos, avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente.

Em 2015, a IJSO ocorrerá em dezembro em Daegu (Coreia do Sul) e deve contar com a presença de mais de 40 países. Já a próxima OCJA está prevista para outubro de 2016 em Barranquilla (Colômbia), com delegações representando todo o continente.

Desejamos boa sorte aos nossos Brilhantes!!!

Paz e Bem!