Dombarretanos se preparam para a SiNUS 2019

Os alunos da 1ª e da 2ª Séries do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto, que irão para da Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS 2019), participaram de um treinamento sobre as regras de simulação de uma reunião no âmbito da ONU. 

A simulação foi bastante dinâmica e ocorreu na sala 3D. O tema escolhido foi o narcotráfico na América Latina. Os 31 alunos se empenharam para simular a Organização dos Estados Americanos (OEA), cada um representando um país, organização ou agência. A atividade teve como objetivo estimular a capacidade de oratória, persuasão, argumentação e desenvoltura no campo corporal e linguístico.

Os alunos Ana Julia Costa (2ºC), Lívia Fontenele (2ºC), Kamille Pompeu (1ºA) e Rian Monteiro (1ºE) deram entrevistas sobre a SiNUS e a simulação do dia 4/6.

Lívia Fontenele, uma aluna já experiente em simulações da ONU, tendo representado o IDB em simulações nos EUA, falou com bastante desenvoltura sobre o que a SiNUS significava para ela: “Não tenho palavras para descrever, fui tocada profundamente. Foi um processo de autoconhecimento e aprendizado, descobri o que quero para o futuro. Agora sou uma nova pessoa”. Kamille Pompeu, comentou sobre suas expectativas para a SiNUS 2019: “São as melhores possíveis. Acredito que não só evoluirei enquanto pessoa e profissional, mas também devido ao contato com essa atividade, me tornarei melhor cidadã.”

Rian Monteiro comentou sobre a simulação do dia 4: “Gostei bastante. Ampliou meus conhecimentos de mundo e repertório sociocultural”. E por fim, Ana Julia Costa comentou sobre o que achou da sua primeira simulação: “Foi uma experiência única. Gostei bastante, aprendi novas técnicas de oratória e desenvoltura. Agora pretendo não parar mais”.
São nossos “brilhantes amanhãs” provando que um mundo melhor é possível.

 

Texto produzido pela aluna Gabriela Tajra, da 1ª Série do Ensino Médio – Delegada da Agência de Comunicação na SiNUS 2019