Equipe de Basquete Sub 14 do Instituto Dom Barreto participa da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba

 

A equipe Sub 14 de basquete do Instituto Dom Barreto está em Curitiba para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, evento que reúne jovens de 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades, e atualmente é a maior competição estudantil do Brasil.

Vencedora invicta da etapa piauiense, a equipe do treinador Helder Araújo é formada pelos alunos: Enrico, Francyelio, Vitor Batalha, Tassandro, Eduardo Gomes, Paulo Ricardo, Arthur Alves e João Pedro Lopes. Uma ausência significativa para toda a equipe foi a do aluno Ian Oliveira que não pôde participar devido a uma lesão nas vésperas da viagem. O treinador Helder lamenta a ausência do Ian, mas acredita no preparado dos atletas. “Os meninos estão bem preparados psicológica e fisicamente, mesmo com o afastamento do Ian, que vai fazer uma falta grande para nós. Mas os meninos estão tranquilos e eu acredito que vamos fazer uma boa competição”, afirma.

INVICTOS
O primeiro jogo contra a equipe do estado do Sergipe veio com vitória para os nossos atletas, que ganharam por 46×16, na manhã do último domingo (17). Outra vitória conquistada pelos nossos atletas que venceram a equipe do estado do Maranhão por 53×20, em mais um jogo da etapa classificatória dos Jogos Escolares da Juventude, na manhã desta segunda-feira (18). Amanhã (19), acontecerá o último jogo, que decidirá quem serão os semifinalistas da etapa nacional. A nossa equipe entrará em quadra contra a equipe da cidade-sede: Curitiba.

SOBRE OS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE
A competição criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005, conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo e reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica – e piauiense – Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas dos brasileiros já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas, como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, o semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA.
Com informações de: https://www.cob.org.br/pt/jogos-escolares/o-evento-jogos-escolares