Escola Madre Maria Villac adota Coleta Seletiva de Lixo

Você certamente já ouviu falar em coleta seletiva, certo?! No entanto, para reforçar seu entendimento, vamos esclarecer o significado. Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, pois além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.
Pensando na importância para o desenvolvimento sustentável do planeta e da comunidade da qual faz parte, a Escola Popular Madre Maria Villac adotou, neste ano, a coleta seletiva de lixo nas suas dependências. Agora, a escola conta com lixeiras adequadas para a separação dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.
“A Coleta Seletiva em nossa Escola é uma das atividades propostas pelo Projeto de Educação Ambiental em vigor desde o ano de 2014. Trata-se de um projeto de intervenção multidisciplinar, que tem como objetivo desenvolver uma conscientização integrada sobre a preservação do meio ambiente, e tornar a comunidade escolar ativa diante desse processo, levando em consideração as demandas ambientais observadas, dentre elas, a separação e destinação correta do lixo produzido na instituição”, explicou a estagiária de Psicologia da EPMMV, Érica Rodrigues.

As atividades do projeto abrangem grande parte da comunidade escolar e são realizadas nos diferentes ambientes da escola e em todos os níveis de ensino. Todos os membros da comunidade escolar contribuem de alguma forma para a concretização das atividades propostas pelo projeto. Algumas atividades estão sendo realizadas como, por exemplo, a palestra sobre Resíduos Sólidos, executada por um membro do Núcleo de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; doação de mudas de plantas aos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I; o desenvolvimento da campanha: “A sala mais limpa e organizada da Escola”, assim como a implantação da Coleta Seletiva.
Para a efetivação da Coleta Seletiva na escola, aumentou-se o número de lixeiras seletivas nos corredores. Segundo Érica, os alunos colaboram despejando corretamente os resíduos nas lixeiras seletivas e os demais colaboradores auxiliam na divulgação, explicação e conscientização do uso adequado. “Professores, coordenadores e equipe de psicologia executam trabalhos em sala ou fora dela para favorecer essa conscientização, seja com projetos específicos ou temáticas que estimulem as atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente. Os funcionários dos serviços gerais auxiliam no condicionamento dos resíduos coletados das lixeiras seletivas e o lixo devidamente selecionado é destinado a uma cooperativa de reciclagem do bairro, a qual é responsável por fazer o transporte dos resíduos à cooperativa”, comentou Érica.
Érica afirma ainda que a comunidade está engajada nos novos hábitos sustentáveis. “Toda Equipe de Psicologia está empenhada em acompanhar e desenvolver da melhor forma esse projeto.Percebe-se que muito se tem a conquistar em relação à Coleta Seletiva e ao Projeto de Educação Ambiental em nossa Escola, tendo em vista que novas propostas podem ser efetivadas e outros aspectos trabalhados, com o objetivo de que a comunidade escolar possa desenvolver a conscientização sobre as melhorias no ambiente, de modo que possa se estender para além dos muros da escola. Percebemos também, o engajamento da comunidade escolar diante desta questão mundialmente considerada, que são os hábitos sustentáveis, os quais estimulam o pensamento coletivo e habilidades que favoreçam à convivência, visando o respeito ao outro e ao meio ambiente”.
Sobre a Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem
Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Além de preservar o meio ambiente, a partir do momento que minimiza a retirada de nova matéria prima, também gera riquezas aos catadores de materiais recicláveis. No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Existe a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente n° 275, de 25 de abril de 2001, que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.
Azul: papel/ papelão
Laranja: resíduos perigosos;
Vermelho: plástico;
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Verde: vidro;
Roxo: resíduos radioativos;
Amarelo: metal;
Marrom: resíduos orgânicos;
Preto: madeira;
Cinza: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado, não passível de separação.
A Escola Madre Maria Villac está de parabéns por aceitar o desafio e implantar o projeto que, mesmo no início e em fase de adaptação, já está ganhando força e irá gerar grandes resultados.
Paz e Bem!