Começam os Jogos Cooperativos do Instituto Dom Barreto

Foi realizada na manhã deste sábado, 03 de Outubro, a Abertura dos Jogos Cooperativos do Instituto Dom Barreto, no Ginásio Barretinho. Os jogos Cooperativos, que acontecerão de 5 de outubro a 13 de Novembro, tem por objetivo promover intercâmbio social e desportivo entre os alunos do ensino fundamental de 2º ao 5° ano.

Os alunos disputarão em diferentes modalidades, que serão divididas por cada ano. As modalidades oferecidas para o 2º e 3º anos são: Corrida, Futebol, Showbol, Queimada, Bambolê e Judô. Já os alunos do 4º ano disputarão nas seguintes: Futebol de Salão, Showbol, Handebol, Queimada, Voleibol, Judô e Pebolim. Os alunos do 5º ano irão competir nas modalidades: Futebol, Handebol, Showbol, Pebolim, Basquete, Queimada, Voleibol e Judô.

A coordenadora da disciplina e da organização dos jogos, Alda Dantas, explicou que os Jogos Cooperativos são realizados no intuído de integrar todos os alunos através do esporte. “Nós realizamos os Jogos Cooperativos com o intuito de ensinar às crianças a cooperar, para que elas percebam, através do esporte, que tão importante e fundamental quanto competir, é saber ganhar e também saber perder. Além disso, os Jogos são em comemoração ao mês das crianças, para que elas se divirtam, e assim, acabem diminuindo o estresse nesse período”, explica.

O evento contou com a presença dos alunos, pais, e de toda equipe de Educação Física do IDB. A programação teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, logo em seguida, a Tocha Olímpica, símbolo dos jogos, foi acesa, num momento de muita emoção entre os presentes. Os alunos também fizeram o juramento, onde todos se comprometeram a participar dos Jogos Cooperativos com amor e lealdade, respeitando seus colegas, tanto na vitória quanto na derrota.

Diversas apresentações culturais abrilhantaram o evento. A aluna do 2º ano G, Maria Beatriz Carvalho Lobão, recitou uma poesia com o título, Cooperação pela arte. Após esse momento, todos os alunos participaram de apresentações musicais que foram direcionadas pelos professores de musicas do IDB. E não para por aí, as alunas do grupo de dança da escola, também apresentaram três coreografias que emocionaram a todos os presentes.

A última apresentação da manhã, fechou com chave de ouro a cerimônia de abertura dos Jogos Cooperativos. A aluna Mariana Carvalho Neves, do 3º ano B, interpretou a música Reach (Alcançar), embalando a todos com sua doce voz.

Paz e Bem!