Felipe Celso

O antigo aluno Felipe Celso Reis Pinheiro tem 19 anos e atualmente cursa Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Enquanto estudante do IDB, onde ficou até a 3ª série do Ensino Médio, conquistou muitos títulos, sendo medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Química (2013); ouro na Olimpíada Brasileira de Física (2012); e ouro na Olimpíada Piauiense de Matemática (2013). E não parou por aí, além de ser aprovado no ITA, também passou para a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e para a Universidade de São Paulo (USP).

foto_epoca_idb_2
Felipe, ao centro, comemorando mais uma medalha com alunos do IDB

O antigo aluno ainda conserva os laços com o IDB, mantém contato com os professores e procura sempre se atualizar quanto à evolução da Escola, e afirma manter admiração pela instituição. “O IDB possui uma receita de sucesso inquestionável. O que mais me admira no IDB é a disciplina da escola na manutenção dessa receita, que possui poucas modificações em sua estrutura desde a época do professor Marcílio Rangel até hoje”.

Apesar de ser muito jovem, Felipe já possui uma consciência social admirável, e afirma que as maiores conquistas de sua vida são seus amigos e os projetos voluntários que já realizou. “A maior conquista que eu já tive foram meus amigos e os projetos que já realizei. Amizades e projetos voluntários abrem portas para uma vida em um ciclo de constante aprendizagem, novas amizades e sucesso”.

Felipe, também destaca que seus maiores desafios são aprender cada dia mais e aplicar o que aprende no mundo ao seu redor. “Os meus maiores desafios hoje são de aprender a respeito de assuntos mais complexos e tentar integrá-los para alcançar objetivos concretos no mundo real. Isso tanto para o lado da Engenharia e da Tecnologia, quanto para o lado da Educação”.

Movimento Revoducar

IMG-20160121-WA0013
Voluntários do Movimento Revoducar, com alunos da primeira ação do projeto

Um dos projetos sociais que Felipe participa é o “Movimento Revoducar”, que tem como principal objetivo levar ferramentas e metodologias pedagógicas inovadoras e de baixo custo para professores e gestores de escolas, a fim de fomentar uma formação complementar para estes profissionais.

O projeto foi idealizado por um amigo de Felipe da graduação, Luckeciano Melo, que durante suas aventuras pelo mundo das conferências de Educação visualizou uma forma de educar diferente, que poderia ser aplicada e ensinada em escolas.

O Movimento Revoducar promoveu um projeto piloto que já conquistou muita gente, tanto pela forma como os voluntários se entregam à ação, quanto pelo retorno dos alunos às ações do projeto. A ação se transformou num documentário envolvente que já está disponível no Youtube.

“Nos últimos meses a equipe inteira fez um projeto piloto em uma escola municipal do Estado do Piauí. Com uma turma de 5º ano aplicamos duas metodologias: o Problem Based Learning e o EduScum. O projeto foi gravado com auxílio de uma equipe de produção artística e foi feito um documentário, que já foi postado no Youtube e divulgado. O projeto despertou o interesse de várias pessoas, inclusive algumas que moram no exterior do Brasil,  que gostaram do trabalho feito e convidou a equipe para colaborar em outros pequenos projetos em alguns estados do País”.

IMG-20160121-WA0005Para Felipe, o Movimento Revoducar significa incrementação, e explica: “Esse projeto significa para mim uma incrementação. Hoje temos sistemas de educação tradicionais que funcionam bem, no entanto, a esse sistema, de tempos em tempos, são necessárias mudanças e incrementações para que o se adeque às novas gerações. O que tem se observado nessas novas modificações são formas mais ativas de aprendizagem, onde o aluno escolhe aprender e é o caçador de conhecimentos, ao contrário do papel passivo do aluno na aprendizagem”.

O Movimento Revoducar ainda não possui um cronograma das próximas ações, mas já no próximo mês será realizada uma reunião para definir as novas ações e também a forma de como aumentar a equipe, que hoje conta com 15 voluntários. Com a divulgação do projeto, novas pessoas se interessaram e também querem participar do Movimento.

Para você conhecer mais sobre o Movimento Revoducar, estamos disponibilizando o link para o vídeo do projeto piloto, assim como o Facebook do projeto.