Festa Junina do IDB iniciou, neste sábado, com muita animação!

O mês de junho é a época do ano caracterizada pelas festas juninas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos juninos têm diferentes características em todo o país e podem se apresentar como instrumento pedagógico nas escolas, relembrando tradições de cada região do Brasil. Desta forma, não poderia ser diferente no Instituto Dom Barreto. Comemorar as nossas tradições e ensinar aos alunos a importância de valorizar nossa cultura, também é o objetivo da escola. Por isso, com muita animação, hoje, 20 de junho, deu-se início a Festa Junina do IDB, com o tema: “Nossa terra, nossa gente, nossas raízes”.

As turmas que se apresentaram, nesta manhã, foram as do Maternal I Manhã e Maternal II Manhã e Tarde. A quadra Barretinho, local escolhido para fazer a festa, tornou-se pequena diante da quantidade de pais e familiares orgulhosos de seus filhos. E não poderia ser diferente, pois incentivar e ajudar as crianças a entenderem que nossa cultura é importante, faz delas seres humanos que valorizam nossa terra, nossa gente e nossas raízes, como diz o tema da festa.

Além disso, o que tornou a festa mais linda, foi o fato das crianças e professores estarem vestidos com roupas típicas e que caracterizavam suas apresentações. No caso do Maternal II Manhã e Tarde, a dança “Reisado” ou “Festa do Reis” foi o tema principal. Juntamente com o Bumba-meu-Boi, o Reisado é um dos folguedos mais expressivos do Piauí. Nas apresentações de hoje, as crianças dançaram com alguns personagens da Festa dos Reis, como o Carneirinho, Veado, Ema, Minhocão e Jaraguá, além do tradicional Bumba-meu-Boi. Já o Maternal I Manhã apresentou-se com o tema “Galinha Pintadinha”, personagem que conquistou as crianças. Para Janaína Guerra Dantas, mãe de aluna do IDB, a festa foi linda. “Tudo estava muito bem organizado. Mas o que me chamou atenção foi o carinho e animação das professoras. Estavam todas em sintonia. Adorei o arraial”, diz.

A Festa Junina do IDB continua hoje à tarde, amanhã e durante toda a próxima semana. Serão dias bem divertidos e importantes para o aprendizado dos nossos Brilhantes Amanhãs, sobretudo, pelo fato deles descobrirem, cada vez mais, o que o nosso Piauí tem melhor.

Paz e Bem!