Filmes para assistir nas férias escolares.

Alguns filmes podem unir diversão e estudos, uma ótima combinação para as férias escolares.O cinema é uma das expressões artísticas mais consumidas e prestigiadas na contemporaneidade. Apesar de muitos filmes contarem com enredos fictícios e terem fins estritamente comerciais, algumas obras audiovisuais podem ajudar muito os estudantes no desempenho escolar.
Prática considerada por muitos como lazer, assistir a um filme pode ser um bom programa para as férias de quem deseja descansar sem perder o foco no conteúdo das aulas, do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) . Alguns filmes retratam momentos históricos ou até mesmo experiências científicas que podem ilustrar e ajudar no aprendizado de conteúdos das disciplinas de Biologia, Química ou Física, por exemplo.

Documentários também podem ser aproveitados pelos estudantes, já que esse gênero tem como principal característica a abordagem e exploração de um tema real, mesmo que nele esteja embutida uma visão subjetiva e até parcial de quem o realiza.

Benefícios

Além de oferecer uma abordagem mais leve de temas diversificados, os filmes podem ser uma oportunidade para realizar uma leitura crítica da realidade em questão e inteirar-se de temas atuais ou históricos. Algumas matérias são difíceis de ter o conteúdo tratado em filmes, como a Matemática, mas há algumas obras que podem entreter e motivar os estudos.

Um bom filme desperta a concentração do estudante e proporciona desenvolvimento crítico e cultural. Questões polêmicas e complexas podem ser facilmente absorvidas se exemplificadas com filmes. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de ver como o conteúdo acontece na prática.

A proximidade com o cinema durante as férias pode ser uma forma de manter contato com a representação dos conteúdos estudados, visualizando diversos aspectos, compreendendo o espaço geográfico em que acontecem. Enfim, é possível identificar conteúdos que foram tratados pelos professores ou que estão previstos para o vestibular ou Enem.

No entanto, assistir a filmes no período de férias não significa abandonar os livros e passar horas a fio na frente da TV, mas sim realizar uma seleção de alguns títulos e intercalar com as leituras. É importante saber dosar e, acima de tudo, tirar proveito dessa possibilidade e divertir-se. Selecione filmes e temas que são realmente relevantes para os estudos e assista com o olhar de quem deseja aprender com a história.

Veja algumas sugestões de filmes que a equipe de professores do Brasil Escola preparou para as férias:

Biologia

– O desafio de Darwin (2009);

– Osmose Jones (2001);

– Uma Verdade Inconveniente (2006);

– Lixo Extraordinário (2010).

Física

– A História de Stephen Hawking (2004);

– Infinity: Um amor sem limites (1996);

– Interestelar (2014);

– Gravidade (2013).

Geografia

– Tempos Modernos (1936);

– Ilha das Flores (1989);

– Babel (2006);

– Adeus, Lenin (2003).

História

– Gladiador (2000);

– O Nome da Rosa (1986);

– 1942: A Conquista do Paraíso (1992);

– Danton (1983);

– A Lista de Schindler (1993).

Língua Portuguesa e Literatura

– A Guerra de Canudos (1996);

– Policarpo Quaresma, herói do Brasil (1998)

– Narradores de Javé (2003);

– Memórias Póstumas (2001);

Matemática

– O Jogo da Imitação (2014);

– Uma Mente Brilhante (2001).

Química

– Homem de ferro 2 (2010);

– Waterworld (1995);

– Perfume: A história de um assassino (2006);

– O dia depois de amanhã (2004).

Via: Brasil Escola.