Gincana 2016 “A alegria de aprender brincando: um IDB de corpo, cabeça e coração”

A tarde desta quarta-feira, 22 de junho, foi de muita emoção e agitação no Instituto Dom Barreto. A quadra Dirceu Arcoverde deu espaço às cores e à magia das brincadeiras no lançamento da XXXIII Gincana Cultural Teresina, Meu Amor. Os dombarretanos se reuniram na quadra, junto com a comissão organizadora do evento, para o anúncio do tema desta edição. Equipes Identidade e La Verna estavam com seus gritos de guerra afinados, com o espírito competitivo tranqüilo e amigável.

A leitura do tema deste ano foi feita pela coordenadora da disciplina de História do IDB e integrante da comissão da Gincana, professora Socorro Rangel. E para abrilhantar o momento, o compositor e cantor piauiense, Vagner Ribeiro, vocalista do grupo regional Valor de Pi, participou do momento especialmente para completar a festa, cantando e encantando os presentes, entrando no clima do tema.

As caras de interrogação se faziam presentes nos rostos dos alunos e a ansiedade só aumentava a cada momento que a professora Socorro Rangel lia o texto. Até que “A alegria de aprender brincando: um IDB de corpo, cabeça e coração” foi divulgado como o tema para envolver toda a comunidade dombarretana no maior evento do Instituto Dom Barreto.

Segundo a professora Socorro Rangel, o tema nasceu do “desejo de fazer a festa, porque brincar é criar possibilidades e referências; é planejar e executar; brincar é conectar corpo e alma; é conviver, compartilhar, se deslocar para encontrar o ‘outro’ fora e dentro de nós mesmos; brincar é criar regras e enfrentar desafios; é dançar, cantar, cantar dançando; brincar é se apropriar da palavra e do silêncio; é incorporar, criar e reinventar ritmos e sons; brincar é estar cheio e vazio; é subverter o tempo, é ser grande e pequeno, é ser feio e bonito, é ser bom e mal, é ser ideia e matéria, brincar é ser único e múltiplo, é ser o ontem e o devir… Brincar é ser local, regional, nacional, é ser global”.

Ao ser divulgado, a reação não pôde ser diferente: as torcidas comemoraram e mostraram, desde já, os gritos de guerra ensaiados e muito barulho, já antecipando um pouco do que estar por vir no dia 16 de agosto. Foi dada a largada!

 Agora é contar as horas e preparar o espetáculo de coreografias, atuações, cores, sons e muito amor!

Paz e Bem!