Gincana Cultural “Teresina, Meu Amor” encerra com vitória da Equipe LaVerna

DSC_2352
Com o bicampeonato, a Equipe LaVerna conquistou o troféu de ouro.

Há 32 anos, o Instituto Dom Barreto realiza a Gincana Cultural “Teresina, Meu Amor” no aniversário de Teresina, como uma forma de homenagear a nossa capital. Ontem, 16 de agosto, o Iate Clube foi palco deste, que é o nosso maior evento, revelando que sempre podemos esperar mais e melhor de nossos Brilhantes Amanhãs, divididos entre as equipes LaVerna e Identidade. Neste ano, a equipe LaVerna levou a melhor e conquistou o seu bicampeonato, recebendo o troféu de ouro feito pela Artista Plástica, Kalina Rameiro.

O tema desse ano “No IDB  Eu Aprendo” foi um desafio traduzido em 13 Tarefas Normais que ocorreram durante todo o dia, e que foram divulgadas anteriormente para que houvesse a preparação das equipes, e em provas surpresas. Além destas provas, houve as Provas Extraordinárias e Especiais que já haviam acontecido antes da Gincana.

DSC_2346
A Equipe Identidade ficou em segundo lugar.

Durante todo o dia, era notável a alegria, empenho e satisfação da LaVerna e Identidade. Muita garra e determinação estavam estampadas nesta Gincana que tratou dos diversos ensinamentos proporcionados pelo IDB.

Em todas as provas, era grande a expectativa de mostrar o melhor de cada equipe. Mas uma, em especial, foi, como sempre, a prova mais esperada do dia. Neste caso, o Desfile. Nesta prova, cada equipe apresentou três casais para concorrer aos títulos de Garoto e Garota IDB 2015, Garoto e Garota Madre Maria Villac 2015 e Mister e Miss IDB 2015. Os vencedores do título Garoto e Garota IDB 2015 foram Murilo Leal (Identidade) e Júlia Botelho (LaVerna). Já o Garoto e Garota Madre Maria Villac 2015 foram os jovens Andre Luis (LaVerna) e Maressa Araújo (Identidade). Por fim o título de Mister e Miss IDB 2015 ficou para Carlos Magno (Identidade) e Maria Clara Luz (LaVerna).

As provas e os jurados

DSC_0415
Os vencedores da prova do Desfile Garoto e Garota MMV.

Animação, desenvoltura e originalidade das torcidas das duas equipes, LaVerna e Identidade, foram alguns dos critérios avaliados pelo corpo de jurados. No turno da manhã o júri era formado pelo advogado  Leonardo Soares, pelas professoras Ariciana Estela de Pedagogia, Daiane Portela de História e Teresina Ferreira de Português e ainda Francisco Alves Filho, professor da UFPI, com mestrado e doutorado na área de Linguística.

Na primeira parte da Gincana, pela manhã, foram julgadas as provas da Abertura, Decoração de cada equipe, Jingle e Mascote, Educação Infantil; Escola é Gente e  Para Criar Passarinho é Preciso Experimentar as Asas, sempre!

DSC_0419
A Miss e o Mister IDB 2015.

À tarde, aconteceu as provas da Avaliação da camisa, Salve o amor e a amizade, Uma constelação de brilhantes, Uma escola se faz com pessoas e livros, a Super Prova e o Desfile. A Super Prova propõe o desafio de construir um mapa vivo das “caras do IDB”. Essa será uma forma de dar materialidade ao tema da gincana “No IDB Eu Aprendo…”, apresentando, através de histórias de alunos antigos, as múltiplas formas de levar, para além dos muros da escola, os diversos saberes aprendidos no IDB. A prova do Desfile envolve alunos do IDB e também da Escola Popular Madre Maria Villac.

As outras provas passaram pela avaliação da identidade visual das equipes LaVerna e Identidade; fazem pensar sobre o real sentido do amor e amizade; pedem uma linha do tempo baseado na leitura de livros da biblioteca do IDB por alunos antigos e atuais e montar painéis temáticos a partir dos motes oferecidos pelo regulamento. Para encerrar a Gincana IDB 2015, a prova foi uma Surpresa Apotética, cujo desafio é fazer uma conexão entre o tema da Gincana deste ano, “No IDB Eu Aprendo” , professores que ajudam a pintar brilhantes amanhã e resgatar temas de grandes eventos, como Olimpíadas 2016, por exemplo.

DSC_0433
Garota e Garoto IDB 2015.

À tarde, o corpo de jurados era formado pela pedagoga Eliene Pierote; pela advogada e antiga aluna Mariana Costa Serra; pela arquiteta e antiga aluna Lumena Adad e o Procurador do Estado do Piauí Francisco Lucas, além da professora de Português e Redação do IDB, Teresinha Ferreira.

O Instituto Dom Barreto parabeniza as duas equipes pelos esforços e o brilho estampado em cada prova! As duas equipes deram um show, com domínio, do tema No IDB Eu Aprendo! Agora, só nos resta vibrar pelo belíssimo trabalho e aguardar a edição do próximo ano Gincana Cultural do IDB “Teresina, Meu Amor”!!!

Paz e Bem!