IDB classifica-se para a terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2020

O Instituto Dom Barreto está classificado para a terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2020. Os alunos  João Vitor Almeida, do 9º Ano do Ensino Fundamental, e Arthur Queiroz Moura, da 2ª Série do Ensino Médio, foram os brilhantes classificados na competição e são os responsáveis pelo destaque da Escola na fase final do evento.   

O aluno João Vitor Almeida concorre pela modalidade Programação, Nível Júnior. Já Arthur Queiroz Moura também disputa na modalidade Programação, no Nível 2.   

Para a execução da prova na modalidade Programação, exige-se conhecimento em programação. A disputa é realizada on-line, cada aluno no seu computador.   A prova na modalidade Programação é composta por tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.  

Além da modalidade Programação, existe a modalidade Iniciação. Nesta modalidade, os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel.    Lembramos que atualmente o objetivo da OBI é despertar, nos alunos, o interesse por uma ciência importante na formação básica (no caso, Ciência da Computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.  

A terceira e última fase será realizada no dia 28 de novembro. Estamos na torcida pelos nossos dombarretanos brilhantes e parabenizamos também o professor Henrique Moura e os demais professores da equipe.