IDB realiza o VI Workshop de Profissões com mais de cinquenta palestrantes

O dois dias do VI Workshop de Profissões foram de muitas informações e novos conhecimentos. Os alunos das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do IDB e da Escola Popular Madre Maria Villac tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre vinte e oito profissões que contemplam o atual mercado de trabalho. Estiveram presentes nos dois dias de evento profissionais das áreas de Medicina, Direito, Moda, Biotecnologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Jornalismo, Publicidade, Administração, Arquitetura, Design Gráfico, Medicina Veterinária, Farmácia, Economia, Relações Internacionais, Gastronomia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis e as Engenharias Naval, Biomédica, Civil, Produção, Elétrica, Computação, Mecânica e Mecatrônica.

Para os estudantes, o Workshop veio para facilitar e ampliar as ideias sobre determinadas áreas, além de tirar dúvidas sobre as profissões que pretendem escolher para o futuro. “Eu sempre tive dúvida entre administração, direito e arquitetura. Hoje, depois da palestra de Administração foi que descobri o que quero fazer da minha vida. O palestrante foi falando e eu fui me identificando. Não teve nada que ele falou que eu não falasse: ‘Não! Não gosto disso! ’ Então foi a certeza”, disse a jovem da 2ª Série do Ensino Médio, Eduarda Serra.

A estudante Isadora de Sá, da 3ª Série do Ensino Médio, também afirma que após assistir as palestras teve a certeza do que quer seguir. “Eu gostei muito do Workshop porque eu tive a certeza que quero fazer Direito. Eu me apaixonei mais ainda pela profissão. Na verdade já gostava e agora eu tive a certeza”, completou.

Os profissionais que participaram do evento aprovaram a iniciativa e parabenizaram o IDB pela ação. “Gostaria muito de parabenizar ao IDB pela iniciativa. A oportunidade de contribuir foi muito gratificante. Deixo sempre meu contato aberto e disponível. Um antigo aluno podendo contribuir com a formação de futuros brilhantes amanhãs é um sentimento fantástico e uma experiência profissionalmente brilhante”, disse Felipe Lacen, antigo aluno e palestrante da área de Farmácia.

O médico Daniel Parente afirmou que eventos com este objetivo são de extrema importância. “Antes da minha graduação eu também tive a oportunidade de ouvir a experiência de profissionais e foi muito enriquecedor. Isso ajuda bastante, tira muitas dúvidas e coloca outras, para os alunos procurarem outras respostas. Porém, o mais importante é que traz uma reflexão sobre que área o aluno vai escolher”, comentou o médico.

Para o contador Carlos Lustosa, o evento é garantia de sucesso, pois possibilita conhecimento aos alunos. “O interessante desta atividade é que as pessoas estão trabalhando com informação. Hoje, alguém que vai tomar qualquer decisão, se não tiver informações sobre aquilo que será trabalhado, infelizmente, no mercado de hoje, está fadada ao insucesso”, afirmou.

O diretor do filme “Ai que vida!”, Cícero Filho, participou como palestrante da área de Cinema e disse um motivo especial por ter aceito o convite. “Participar do workshop foi uma troca de conhecimento, na verdade, porque pude transmitir para os alunos um pouco da minha vivência. É muito gratificante poder ter essa oportunidade aqui no IDB, pois é um lugar que tenho certa dívida, pois foi aqui que eu tive um dos meus primeiros apoios para fazer meu primeiro filme “Entre o Amor e Razão”. Hoje estou quitando a ajuda que o professor Marcílio me deu naquela época”, explicou Cícero.

Agradecemos todos os profissionais que se disponibilizaram a compartilhar suas experiências e auxiliar os dombarretanos nos caminhos que querem seguir.

Paz e Bem!