IDB recebe visita do técnico da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, Antônio Carlos Barbosa

DSC_6548O Instituto Dom Barreto teve a honra de receber o comandante da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, Antônio Carlos Barbosa. Ex-jogador de basquete e hoje um dos mais importantes treinadores da modalidade feminina no Brasil, Antonio Carlos veio à Escola para uma visita e para falar aos alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental sobre o basquete, sua carreira e a importância deste esporte para a educação.

Esta é a sua terceira passagem pelo comando da seleção feminina, aos 71 anos de idade. Com mais de 20 anos com a camisa verde e amarela, 428 jogos internacionais e 318 vitórias, Barbosa é reconhecido como o treinador da renovação e por implantar uma nova filosofia de jogo aplicada até os dias atuais.

O treinador também é recordista com um total de seis participações na história dos Jogos Pan-Americanos e três Olimpíadas, além de nove títulos sul-americanos adulto,  um juvenil e um cadete. Desde 2014 Antônio Carlos vinha ministrando clínicas. Seu último trabalho como técnico foi à frente do Maranhão Basquete, na disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF).DSC_6617

Durante a visita, o técnico estava acompanhado do Presidente da Federação Piauiense de Basquete, Edmar Nascimento. Antônio Carlos encontrou-se com a diretora do IDB, professora Stela Rangel e afirmou sentir-se feliz em conhecer a Instituição. O treinador, no encontro com os alunos, transpareceu sua felicidade em estar, mais uma vez, a frente da Seleção Brasileira de Basquete e reafirmou a responsabilidade de seu trabalho. Os alunos fizeram perguntas e aproveitaram o momento para cantar parabéns pelo aniversário do técnico, comemorado na última quinta-feira, 14 de abril.

“Antônio Carlos é uma verdadeira sumidade e tem uma história incrível. Em plenos 71 anos, está na ativa e ainda é o melhor, continua lutando pelo basquete. E, acima de tudo, ele é um exemplo de capacidade e mostra que o basquete é um esporte que vale a pena ser investido e sempre divulgado”, comentou Alda Dantas, Coordenadora da disciplina de Educação Física do IDB.

Antônio Carlos agradeceu imensamente a oportunidade de compartilhar suas emoções e histórias com os dombarretanos.

Paz e Bem!