Aula de Ciências inspira a criatividade dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental

“Produzir paródias sobre músicas atuais falando sobre o assunto tratado em sala” foi o desafio que os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto tiveram que encarar em uma atividade proposta na disciplina de Ciências. O assunto abordado era a produção e utilização da energia.

Ler mais

Cientistas criam diamante mais duro… que diamante

Um diamante é um cristal cúbico: ou seja, ele repete padrões de átomos de carbono formando estruturas em forma de cubo. Mas, como o carbono é versátil, ele também cria diferentes tipos de cristal. Uma delas é a lonsdaleíta, chamada de diamante hexagonal. Ele retém a estrutura do grafite, cujos átomos se organizam em hexágonos. Porém, ao contrário deste material, a lonsdaleíta é extremamente dura.

Ler mais

Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental produzem documentário sobre o clima de Teresina

Com o tema “Clima Urbano e Arborização em Teresina: por uma cidade sustentável”, as professoras das disciplinas de Geografia e Ciências, do 6º Ano do Ensino Fundamental, resolveram realizar uma atividade criativa com os brilhantes: cada grupo deveria produzir um documentário de 3 minutos que abordasse a temática de forma criativa e dinâmica.

Ler mais

6º Ano do Ensino Fundamental participa de Mesa Redonda sobre o uso e a conservação dos solos

Foi realizada para os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde, uma Mesa Redonda, no Convívio Cultural, referente ao projeto “O uso e a conservação dos solos: uma perspectiva de sustentabilidade”, das disciplinas de Ciências e Geografia. No turno da manhã, o evento contou com a presença do professor doutor da UFPI, Adeodato Ari Cavalcante e com os professores do IDB, Janaína Oliveira, da disciplina de Ciências, e Laércio de Carvalho, de Geografia.

Ler mais

Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental participam de Projeto de Sustentabilidade

Há quinze anos não ouvíamos tanto falar sobre sustentabilidade, escassez de água, poluição e desmatamento quanto hoje, não é? O grande problema é que o planeta está em estado de alerta e precisamos cuidar dele. Para isso, nada melhor do que ensinar as crianças, já que elas vão ser os adultos de um mundo que clama por socorro. E pensando nisso, os professores do 2º Ano do Ensino Fundamental estão trabalhando em sala o projeto, inicialmente chamado, “Cuidar da Terra antes que ela fuja”.

Ler mais

Alunos do IDB, premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, recebem medalhas

Alegria! Essa palavra pode definir o sentimento estampado nos rostos dos alunos, professores e familiares presentes na cerimônia de entrega das medalhas da XVIII OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Este ano, o IDB conquistou o total de 59 medalhas, sendo 15 de ouro, 18 de prata e 26 de bronze. Durante a cerimônia, três alunos do IDB, Felipe Vieira Coimbra, João Martins Cortez Filho, e Alícia Fortes, que também conquistaram grandes e importantes resultados em 2015, foram homenageados.

Ler mais