Presidente da Comissão de Vestibular do ITA ministra palestra para dombarretanos

Na tarde desta quarta-feira, 7 de junho, os alunos da 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio e os alunos do Pré-Enem  se reuniram no Convívio Cultural para assistirem a uma apresentação do professor Doutor Luiz Carlos Rossato, Presidente da Comissão de Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 A palestra teve como objetivo apresentar o ITA – o vestibular, seus cursos, carreiras, mercado de trabalho e atuação, funcionamento da instituição, a sua história, os cursos que são oferecidos. Discorreu principalmente sobre o processo de seleção do vestibular, esmiuçando dados que possam esclarecer ainda mais as dúvidas dos alunos que têm interesse em ingressar na Instituição.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus.

O vestibular do ITA é um dos mais concorridos do Brasil e possui um grau de dificuldade considerado elevado. A Instituição oferece seis cursos de graduação, sendo eles: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

O professor Luiz falou também sobre como funciona a carreira militar optativa do ITA e sobre Engenharia e a importância do curso no cenário brasileiro. “Quase todos os produtos que temos de tecnologia, seja celular, computadores, são importados. Os carros, a mesma coisa. Então, a nacionalização dos produtos é muito baixa. E para aumentar o número de patentes, nós precisamos aumentar o número de engenheiros no Brasil”, comentou Luiz Rossato.

Os alunos acompanharam atentamente as informações.