Primeiro evento da Festa da Família IDB 2017 foi emocionante.

Esporte, lazer e muita diversão marcaram a manhã do último sábado, dia 06, no evento de abertura da Festa da Família 2017, promovido pelo Instituto Dom Barreto, para pais e alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental.
 
O Espaço de Eventos “Parque Meus Filhos”, localizado na Avenida Raul Lopes, no bairro de Fátima, foi o lugar escolhido para a manhã da Vivência em Família. O local foi inteiramente preparado para acolher os pais e filhos desde a entrada, com um grande mural montado para deixar marcado a presença dos participantes que ali passaram, como em todas as atividades distribuídas no ambiente.
 
Além de promover uma maior integração entre as famílias, “o cuidado e a integração da natureza também foram vivenciados”, como destacou o professor de religião Valdo Ferreira durante a benção, que marcou o início do evento.
Futebol, vôlei de areia, karaokê, circuito, badminton, slackline, totó, basquete, tênis de mesa, massagem, trilha ecológica, ioga e plantio de mudas, atividades para todos os gostos e estilo. 
 
As famílias que participaram do evento se mostraram satisfeitas com a dinâmica das atividades oferecidas, como é o caso da família do aluno Breno Almeida Frasão, os pais Alessandro Leôncio, advogado, e a mãe, Vanderlângila Almeida, professora, parabenizaram a organização do evento: “é a primeira vez que nós participamos da Festa da Família e estamos gostando muito. O contato com a natureza, o fato de ser ao ar livre tornou tudo muito agradável. Achamos realmente muito bom”, destaca o pai.
 
“Sem dúvidas é um evento muito bacana, está muito agradável e essa integração com as famílias, com a natureza, com as atividades fez deste, sem dúvidas, a melhor Festa da Família”, destaca a servidora pública e mãe do Lucas David, Débora Soares, que participa da Festa das Famílias deste sua primeira edição.
 
Além de todas as atividades livres disponíveis, aconteceu ainda aula de zumba que movimentou crianças a adultos, orientados pelo professor de educação física do instituto, Carlos Sabóia. O pedagogo ressalta que “o evento,  além de muito importante para a interação,
mostra um pouco das atividades do cotidiano dos alunos”, diz.
 
Um momento alto do evento foi à realização da trilha ecológica no qual as famílias foram guiadas pelo professor João Compagnon. Durante a trilha foram apresentadas diversas espécies de árvores, suas características e curiosidades. A trilha  encerrou na margem do Rio Poty, onde  pais e filhos apreciaram a vista do local e registraram o momento. “Sair da sala de aula, da teoria, é muito importante para os alunos e para os pais também, porque a prática, o contato com o verde e a natureza nos faz refletir e querer cuidar disto que é nosso” ressalta o professor.
 
Para as famílias adeptas de atividades mais relaxantes a escolha perfeita foi à massagem realizada ao ar livre e orientada pelos massagistas do espaço Namastê. A ioga também foi a atividade escolhida pelas mães e crianças presentes. Já os pais e filhos, que optaram por mais adrenalina, elegeram a escalada, uma das atividades mais procuradas neste quesito. 
 
Na trilha sonora da Vivência o destaque foi o Karaokê, as crianças formaram fila para cantar e muitos talentos foram revelados.
 
E para a energia não faltar, frutas como melancia, laranja, melão e maçã, entre outras, foram servidas para o lanche e distribuição de água e picolés à vontade garantiram energia das crianças e famílias durante toda a manhã.
 
A família da aluna Sophia Fernandes, Marcela Rodrigues nos disse que “é um dos eventos mais importantes porque é um momento de lazer de aproximar a família, já que também pode trazer outros membros. Um momento grande de descontração e de muita alegria, muito bom. Estão de parabéns” afirma.
 
No próximo sábado, 13/05, será a vez dos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, no mesmo horário:  de 8h30 às 11h