Silvio Wonsovicz, Diretor da Editora Sophos, participa de um bate-papo com os alunos da1ª Série do Ensino Médio

Os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, do Instituto Dom Barreto, participaram, nesta sexta-feira, 6 de abril,  de um bate-papo com Silvio Wonsovicz, diretor do Programa Educar Para o Pensar Bem e Diretor da Editora Sophos,  responsável pelo livro “Eureka – Construindo Cidadãos Reflexivos de Filosofia”, adotado pela Escola.

Silvio Wonsovicz, que é Doutor em Filosofia e Educação, veio a Teresina para conhecer a Escola e ter contato direto com os alunos, público alvo da Editora, que atende mais de quatrocentos e noventa escolas em todo o Brasil.

“Quando eu venho nas escolas, converso com os professores, com os coordenadores e com os alunos. O objetivo de vir aqui é dialogar com os estudantes e fazer com que eles percebam a importância de pensar bem”, explicou o Diretor.

Ainda segundo Silvio Wonsovicz, a sala de aula é um lugar privilegiado para o  debate. “No Ensino Médio, é uma obrigação da escola oportunizar esse espaço de reflexão. Nós vivemos num mundo rápido. As coisas acontecem, instantaneamente, e precisamos começar a perceber e entender o porquê delas acontecerem de uma forma e não de outra. E isso se constrói com a educação para o pensar. Na sala de aula os alunos podem debater”, comentou.  

O professor de Filosofia do Ensino Médio do IDB, Jair Pinheiro, destacou a importância desse encontro.  

“É de suma importância o contato dos alunos com o Diretor da Editora e autor de outras obras, pois os estudantes têm a oportunidade de dialogar, questionando e dirimindo as possíveis dúvidas em relação à obra. Outro fator preponderante é que os alunos possam conhecer outras experiências filosóficas desenvolvidas por Silvio; visto que o mesmo atua como acessor pedagógico-filosófico para as escolas de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, as quais também utilizam obras deste autor”, finalizou Jair.

O Instituto Dom Barreto agradece imensamente a visita!