Turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental assistem palestra sobre lixo eletrônico

Alunos e professores do 4º Ano do Ensino Fundamental desenvolveram a campanha “Consciência de luxo renova lixo eletrônico” para arrecadar resíduos eletrônicos que foram doados à empresa Família MP3, em Teresina. Hoje, 22 de maio, como parte desta campanha, o coordenador da empresa MP3, Nelson Chaves, ministrou uma palestra a estes alunos, no Convívio Cultural do Instituto Dom Barreto.

O tema da campanha foi trabalhado nas aulas de Português e Ciências com foco nas relações entre consumo, problemas ambientais e sustentabilidade. Para complementar o assunto, Nelson explicou às crianças os componentes químicos existentes no lixo eletrônico que fazem mal à saúde.

Além disso, Nelson também falou sobre o trabalho que o MP3 faz com o lixo eletrônico, existente desde novembro de 2011. “Iniciamos apenas recebendo computadores obsoletos e trocando suas peças. Construíamos novos computadores e formávamos, assim, novas estações digitais beneficiando comunidades que necessitavam de acesso ao computador. Logo notamos que acumulava lixo eletrônico e para aproveitar as peças miúdas, criamos a eletrônica de reparos, onde o aluno aprendia a manusear o ferro de solda e identificar componentes eletrônicos como diodo, transistor, resistor, capacitor e suas velências”, comenta.

Porém, ainda assim o lixo eletrônico foi aumentando e eles resolveram armazená-lo em um galpão. “Como o lixo eletrônico aumentava em grande velocidade resolvemos aproveitar as placas de circuito na criação de autômatos. Assim, nasceu a Robótica e por fim, a arte como forma de reciclagem”, acrescenta o coordenador.

Diante de tudo isso, percebe-se que o lixo eletrônico tem se tornado fonte de renda e sustentabilidade, logo, a exploração dele tem causado um caos à sociedade. Segundo Nelson, a forma incorreta de sua exploração causa danos irreparáveis ao ser humano e ao meio ambiente. Do lixo eletrônico, podem ser retirados materiais como o cobre, ferro, ouro, alumínio e bronze.

No final da palestra, as crianças, que participaram bem empolgadas deste momento, fizeram algumas perguntas a Nelson Chaves sobre o tema abordado.

Paz e Bem!